Você já sentiu o corpo rígido depois de um longo dia sentado? Ou aquela tensão nos ombros que parece nunca ir embora? Caso sua resposta seja sim, o alongamento diário pode ser a solução que falta na sua rotina.
+ Como praticar musculação com segurança e evitar lesões
Afinal, é um hábito que melhora tanto a flexibilidade quanto a postura, além de aliviar dores e proporcionar um incrível momento de relaxamento.
Confira a seguir os principais benefícios de se alongar diariamente e as melhores dicas para você incluir de vez esse hábito no seu dia a dia:
O que acontece quando você se alonga todos os dias?
Você fica mais flexível
A flexibilidade não serve apenas para quem quer encostar as mãos no chão sem dobrar os joelhos. Músculos mais alongados facilitam movimentos do dia a dia, como se abaixar para amarrar o tênis ou alcançar algo no alto do armário.
Além disso, manter o corpo mais solto reduz o risco de lesões, principalmente para quem pratica atividade física regularmente.
Suas articulações agradecem
Músculos encurtados sobrecarregam as articulações, aumentando o desgaste ao longo dos anos. O alongamento melhora a circulação sanguínea na região, preserva a mobilidade e evita aquela sensação de rigidez ao se levantar depois de muito tempo na mesma posição.
+ Os principais tratamentos não-cirúrgicos para lesões na coluna
A postura melhora naturalmente
Se você passa muito tempo sentado, provavelmente já notou como os ombros tendem a cair para frente e as costas começam a doer.
Neste caso, o alongamento diário corrige desequilíbrios musculares e alivia tensões, fazendo com que a postura melhore sem esforço.
Menos dores e mais bem-estar
Muitas dores musculares vêm da falta de mobilidade e da tensão acumulada ao longo do dia.
Alongar-se regularmente relaxa os músculos e reduz incômodos no pescoço, costas e pernas, além de estimular a liberação de endorfinas, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.
+ Dicas práticas para melhorar sua postura no dia a dia
Como criar o hábito de se alongar todos os dias
Associe o alongamento a algo que já faz diariamente
A melhor maneira de criar um novo hábito é encaixá-lo em algo que já faz parte da sua rotina. Por exemplo:
- Alongue-se logo ao acordar, antes de sair da cama;
- Antes de dormir, faça alguns movimentos para relaxar o corpo;
- Depois de treinar, reserve alguns minutos para esticar os músculos.
Quanto mais automático for o processo, mais fácil será manter a prática no longo prazo.
Comece com pouco tempo
Não é preciso gastar 30 minutos se alongando. Se a ideia de incluir algo novo na rotina parece cansativa, comece com apenas 3 a 5 minutos por dia. O importante é manter a frequência. Com o tempo, você pode aumentar a duração naturalmente.
+ Quais são as principais lesões do cotovelo? Saiba mais!
Respeite os limites do seu corpo
Alongamento não é sobre forçar o músculo ao máximo. Mantenha os movimentos suaves e progressivos, sem pressa. Se sentir dor, pare. O ideal é sentir um leve desconforto, mas nunca algo intenso ou doloroso.
Escolha alongamentos que façam sentido para seu corpo
Não existe uma regra fixa sobre quais exercícios fazer. Se você sente muita tensão nos ombros, foque nessa região. Se sua lombar costuma incomodar, priorize alongamentos para essa área. Tornar o alongamento mais pessoal aumenta a chance de você manter a prática.
Use o alongamento como um momento relaxante
Em vez de enxergar isso como mais uma tarefa na lista de afazeres, transforme o alongamento em um momento de pausa. Respire fundo, coloque uma música tranquila e aproveite esse tempo para desacelerar.
SalvaPé, referência em produtos ortopédicos
A melhor escolha em produtos ortopédicos é aqui! Liderando o mercado ortopédico brasileiro, a SalvaPé oferece centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ Conheça a linha esportiva da SalvaPé
Fundada em 1938, a SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Descubra mais sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e saiba onde encontrar: acesse nosso site e veja mais!