Entenda porque e como dormir bem em 5 essenciais dicas!

Entenda porque e como dormir bem em 5 essenciais dicas!

postado em: Estilo de Vida | 0

Família, trabalho, amigos e lazer: ter tempo para conciliar esses universos na correria dos dias atuais é uma missão que precisa de muita disposição. Para isso, ter uma boa noite de sono é um dos principais fatores que auxiliam na qualidade de vida. Contudo, saber como dormir bem é fundamental.

São muitos os efeitos proporcionados no organismo de uma pessoa que dorme bem: melhora o metabolismo, previne doenças crônicas e renova as energias. Do contrário, é possível apresentar crises de irritabilidade, sonolência e cansaço.

Você tem problemas para dormir? Veja como ter uma noite tranquila e agradável lendo as nossas 5 dicas!

1. Tenha uma alimentação saudável

Você já sabe que ter uma alimentação saudável contribui (e muito) para a melhora da saúde e qualidade de vida, certo?

O que, talvez, você não saiba é que quando você ingere carboidratos e gorduras no período noturno, eles interferem na qualidade do seu sono.

Por isso, invista em uma alimentação leve e saudável, principalmente à noite. As refeições pesadas não são facilmente digeridas e você sentirá seu estômago pesado e isso atrasa o seu sono.

2. Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos faz com que o corpo funcione melhor, pois:

  • alivia a tensão muscular;

  • reduz dores;

  • melhora o bem-estar;

  • dá manutenção para a estrutura óssea e os músculos;

  • melhora a autoestima;

  • diminui a depressão;

  • diminui o cansaço e estresse;

  • combate ao excesso de peso.

Para ter uma noite de sono tranquila, evite praticar exercícios antes de dormir. O recomendado é praticá-los com, no mínimo, 3 horas de antecedência. Assim, a adrenalina não atrapalha o seu sono.

3. Leia um livro antes de dormir

Acostume-se a ler um livro antes de dormir. Quando você interrompe todas as suas atividades para ler, a mente se acalma e você consegue relaxar e respirar com tranquilidade.

Dê preferência para a leitura em um ambiente com a luz mais fraca e escolha livros calmos (não leia noticiários e histórias que podem promover a tensão).

Mas atenção! Antes de dormir, invista em livros físicos: a leitura em aparelhos eletrônicos confundem o relógio interno e fazem com que o corpo pense que ainda não é o horário de dormir.

4. Mantenha um cronograma de sono

Se você for dormir um dia às 21 hrs, no dia seguinte às 23 hrs e no próximo às 2 hrs da madrugada, certamente o seu corpo terá dificuldades de criar um cronograma de sono.

Estabeleça um horário fixo para o seu sono: acostume-se a dormir e levantar todos os dias no mesmo horário (inclusive, nos finais de semana). Esse tipo de hábito facilita que o corpo trabalhe automaticamente.

5. Crie um ambiente confortável para dormir

O conforto é fundamental para dormir bem. Por isso, tenha um quarto acolhedor e aconchegante, investindo em algumas estratégias que facilitem a qualidade do ambiente, tais como:

  • compre cortinas que deixam o quarto escuro;

  • invista em luzes mais escuras;

  • tenha uma cama, travesseiro e roupas de cama confortáveis;

  • deixe o ambiente com a temperatura ideal;

  • use um pijama confortável.

Dormir bem é fundamental para ter uma melhora na qualidade de vida. Quando estamos descansados, devido a uma boa noite de sono, o nosso dia rende muito mais. Saber como dormir bem faz com que o descanso seja pleno, assim, você fica mais alegre, motivado, descansado e até mesmo mais inteligente.

Com este post você conferiu 5 dicas sobre como dormir bem. Você consegue fazer isso diariamente? Conte-nos deixando um comentário aqui embaixo.

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *