Veja 4 dicas para trilhas que não podem ser ignoradas

postado em: Fisioterapia | 0

Optar por uma trilha é uma excelente decisão de quem deseja um esporte agradável, interessante, cheio de aventuras e capaz de proporcionar uma vida com mais saúde. Entretanto, realizar esse tipo de atividade ao ar livre exige muito planejamento para que tudo saia de acordo com as expectativas.

Desse modo, determinados aspectos merecem atenção especial, visto que farão grande diferença na qualidade da caminhada e na sua segurança durante o trajeto. Por isso, preparamos este post para apresentar a você 4 dicas para trilhas que não podem ser ignoradas e que vão permitir uma experiência ainda mais inesquecível. Acompanhe!

1. Escolha os alimentos certos para levar

Pensar o que será levado para a alimentação deve ser uma das primeiras preocupações ao decidir por uma trilha, pois é por meio dos alimentos que seu corpo conseguirá a energia necessária para fazer todo o percurso. Contudo, não basta colocar uma grande quantidade de comida na mochila!

Você precisa analisar alguns pontos para escolher os mantimentos mais adequados. Pense no tempo de duração do trajeto, no peso das embalagens, em quantas refeições serão feitas e em quantas porções saciam sua fome.

Após verificar cada um desses aspectos, chega o momento de definir o que levar para comer. O ideal é optar por produtos alimentícios com alto valor nutricional, alimentos que já fazem parte da sua rotina, com longo prazo de validade, não perecíveis e pouco condimentados.

Biscoitos, sementes, oleaginosas, frutas frescas e sanduíches com recheio não perecível são ótimas escolhas. Além disso, não se esqueça de levar água suficiente para manter-se sempre hidratado!

2. Vista roupas adequadas para o ambiente

As roupas para realizar uma trilha devem ser confortáveis e de acordo com o clima que predomina na época em que ela será feita. Calças jeans e blusas de malha não são recomendadas, pois não permitem movimentos amplos e dificultam a transpiração, respectivamente. Por esses motivos, prefira roupas leves, de tactel, dry-fit ou tecidos sintéticos.

No calor, por exemplo, as camisetas de dry-fit fazem com que o suor evapore mais rápido e com que a vestimenta seque rapidamente. Além disso, use chapéus ou bonés para aumentar a proteção contra o sol. Já no frio, aposte em agasalhos específicos, feitos de materiais resistentes para a prática de esportes.

3. Utilize calçados resistentes

Trilhas podem exigir escaladas em pedras e passagem por lugares escorregadios, portanto, é imprescindível que você esteja com sapatos fortes, aderentes e antiderrapantes para evitar acidentes.

Mantenha-se longe das botas e outros calçados muito fechados, pois eles dificultam a transpiração dos pés e podem causar bolhas extremamente desconfortáveis. As solas de plástico também não são recomendadas, visto que oferecem riscos por serem lisas demais. Ao escolher o que calçar, preze pelo seu conforto e segurança.

4. Prepare-se fisicamente para a trilha 

O nível de condicionamento físico necessário depende da duração da caminhada, mas uma preparação básica é essencial para todos os trajetos. Algumas semanas antes da aventura, exercite-se todos os dias e condicione seu corpo para enfrentar desafios, de modo que ele responda bem diante de obstáculos.

Ao colocar nossas dicas para trilhas em prática, você poderá se aventurar sem grandes preocupações, pois tudo foi pensado antecipadamente e com muito cuidado para evitar surpresas desagradáveis.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos e seguidores também possam conhecer essas sugestões incríveis!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *