Ao contrário do que algumas pessoas pensam, passar fome, definitivamente, não é sinônimo de emagrecimento. Se esse é o seu objetivo, você vai precisar mudar seus hábitos e aprender como fazer uma dieta saudável.
Uma alimentação equilibrada, alinhada com a prática de exercícios físicos, contribui não somente para a perda de peso, mas também para prevenir doenças, aumentar a imunidade e, é claro, proporcionar melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
Se você quer aprender a fazer uma dieta saudável, continue a leitura e veja as nossas dicas agora mesmo!
Inclua alimentos com carboidratos
Você já deve ter ouvido falar que, para emagrecer, é necessário riscar os carboidratos da sua vida. Porém, eles são fontes de energia e funcionam como uma espécie de combustível, que mantém o seu corpo funcionando automaticamente.
Quando você exclui esse alimento da dieta, contribui para que o cérebro e as células vermelhas do sangue não funcionem adequadamente, trazendo riscos para o sistema nervoso central.
O ideal é consumi-lo principalmente na parte da manhã, porque o corpo precisa de mais energia para realizar as tarefas diárias. Você encontra os carboidratos em:
- cereais;
- pães;
- massas;
- arroz;
- tapioca;
- batata-doce;
- milho.
Invista nas proteínas
As proteínas deveriam estar em primeiro lugar na nossa dieta, porque ajudam nas funções celulares — sendo fundamentais para melhorar as defesas do organismo e para fortalecer a musculatura.
Elas também são responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos, ajudando a aumentar a massa magra. Além disso, elas ajudam a ter mais energia (evitando o sono e cansaço).
Você encontra proteínas em:
- carnes;
- ovos;
- cogumelos;
- arroz;
- feijão;
- quinoa;
- sementes;
- peixes.
Dê preferência para alimentos integrais
Os produtos integrais são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Você pode, por exemplo, substituir os alimentos normais pelos integrais, como o pão e o arroz.
A grande vantagem é que o alimento integral não é refinado no seu processo de fabricação, ou seja, mantém intacta a integridade dos seus nutrientes. Confira os benefícios:
- melhora o funcionamento do intestino;
- proporciona saciedade;
- favorece a absorção da glicose e gordura;
- aumenta a quantidade de lactobacilos;
- reduz o risco de diabetes.
Não consuma refrigerantes
Os refrigerantes são os vilões de qualquer dieta porque eles têm muito açúcar e são extremamente calóricos. As bebidas industrializadas são ricas em fosfato, que elimina o cálcio e resulta no enfraquecimento dos ossos e osteoporose.
Por isso, em vez de beber refrigerante, aposte na água, que tem 0 caloria e ainda proporciona o bom funcionamento do seu organismo.
Siga a orientação de um nutricionista
Sabemos que muitas pessoas que desejam ter uma alimentação saudável procuram por dietas na internet ou seguem as orientações de alguém que teve sucesso no emagrecimento.
Porém, se você deseja se alimentar corretamente e evitar frustrações por não atingir os seus objetivos, é fundamental investir em um profissional qualificado para ajudar nesse processo.
O nutricionista conhece os seus hábitos, o seu biotipo, os seus costumes e elabora uma dieta nutritiva e personalizada para o seu dia a dia, substituindo alimentos que você não gosta e ajudando a alcançar resultados satisfatórios em menos tempo.
Saber como fazer uma dieta saudável é essencial para ter a certeza de que o organismo está trabalhando da maneira adequada, contribuindo para a melhoria na sua qualidade de vida e bem-estar.
Neste post, ensinamos como fazer uma dieta saudável. Você gostou do nosso conteúdo? Então nos siga no Facebook e Instagram e acompanhe as nossas publicações!