3 dicas para melhorar a flexibilidade corporal

postado em: Fisioterapia | 0

Com o passar dos anos e a falta da prática de atividades físicas a gente vai perdendo a flexibilidade corporal. Essa mudança é totalmente normal, afinal, se você não utiliza certos recursos do corpo eles ficam “enferrujados”.

No entanto, a flexibilidade é muito importante para manter a saúde, rejuvenescer e aumentar a qualidade de vida. Ela ajuda na execução de tarefas simples do dia a dia e dá mais vitalidade tanto nos momentos de trabalho, quanto nos de lazer.

Quer saber como recuperar a sua flexibilidade ou manter o corpo flexível? Então, não deixe de conferir o nosso material até o fim!

O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?

Como visto, o corpo que para de se exercitar perde algumas funções. Por isso, é essencial praticar alguma atividade de modo a aumentar a movimentação. No entanto, a flexibilidade vai muito além disso, entenda a seguir!

1. Alongue-se

Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. Esses tipos de exercícios preparam os músculos para a prática de esportes e, até mesmo, para as atividades do dia a dia.

Ao se alongar você não somente melhora a flexibilidade corporal, como também evita as cãibras, alivia dores, previne lesões, relaxa o corpo, entre outros benefícios. Entretanto, o alongamento não é milagroso, é preciso praticá-lo diariamente para que os resultados sejam alcançados e ter progressos significativos.

2. Respire corretamente

Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? Isso acontece porque ela ajuda a relaxar o corpo e, ao fazer isso, fica muito mais fácil de avançar nos exercícios.

Por isso, ao se movimentar durante os alongamentos preste atenção em sua respiração e a utilize a favor da atividade. Ademais, não se esqueça de respirar corretamente ao longo do dia para oxigenar bem todo o seu corpo.

3. Beba água

Beber bastante água ao longo de dia é essencial para a saúde. Ela é essencial em diversas funções do corpo, bem como a flexibilidade. Sem a água o organismo fica em estado de desidratação, um importante fator de risco para lesões.

Quando se bebe água o suficiente, você também ajuda a lubrificar partes do seu corpo, como as juntas e os músculos. Além disso, permite-se que o organismo controle a temperatura por meio da produção do suor.

Quais são os benefícios da flexibilidade?

Agora que já sabe como melhorar a flexibilidade corporal, você pode entender o porquê de ela ser tão vantajosa para a saúde do seu corpo. Confira seus principais benefícios:

  • diminui as chances de lesões ao longo de seu dia e na prática de esportes;
  • facilita a execução de atividades rotineiras;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • favorece a respiração;
  • ajuda a desenvolver maior coordenação motora;
  • previne cardiopatias;
  • promove a qualidade de vida.

Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e permitir que seu corpo “enferruje”. Tire um tempo para você, invista na flexibilidade corporal, pratique alongamentos, beba bastante água e respire corretamente. Dessa forma, é possível viver melhor e mais feliz!

Gostou de saber um pouco mais sobre como e por que melhorar a flexibilidade corporal? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro das dicas! 

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta