3 ótimos exercícios para melhorar a dor nos ombros

postado em: Estilo de Vida | 0

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a dor nos ombros nem sempre é resultado de práticas esportivas na academia. Atividades rotineiras como pendurar cortinas, molhar as plantas e passar aspirador na casa podem resultar em desconfortos nessa região.

As lesões surgem, principalmente, pela realização de uma atividade física de maneira inadequada, como a má postura. Isso acontece porque o ombro é a articulação mais móvel do nosso organismo, composto por ossos, ligamentos, músculos e tendões.

A notícia boa é que a dor nos ombros pode ser reduzida e até mesmo evitada por meio de atividades físicas. Vamos aprender quais são os 3 principais exercícios para melhorar o desconforto nessa região? Confira!

Aprenda 3 exercícios para melhorar a dor nos ombros

1. Halos

Em pé e com os membros inferiores um pouco afastados, segure um kettle (ou haltere) no meio do peito. Aperte os glúteos, fortalecendo os abdominais para proteger as costas durante o exercício.

Encaixe o acessório atrás da cabeça e mova de um lado para o outro: primeiro no direito, centralizando o haltere atrás da nuca, e depois no esquerdo. Repita durante dois minutos.

2. Egípcios

Em pé, mantenha os pés afastados mais ou menos na largura dos quadris. Posicione os braços na altura dos ombros, mantendo as palmas viradas para baixo.

Incline o dorso para um lado movendo a palma para cima e girando o ombro externamente. Volte na posição inicial e troque o lado. Repita o exercício durante um minuto.

3. Resistência

Posicione os pés separadamente na largura dos ombros. Depois, aperte as suas mãos em uma banda de resistência e a segure na frente do corpo, como em uma linha reta entre os seus ombros.

Abra os braços para os lados com o objetivo de esticar a banda com os cotovelos flexionados. Mantenha essa posição momentaneamente e depois segure firme. Respire por três vezes profundamente e depois volte lentamente à posição inicial. Repita o exercício por 15 vezes.

Veja como se prevenir das dores nos ombros

Para se prevenir de dores no corpo, é fundamental ter uma rotina saudável, composta por dieta balanceada, bons hábitos de vida (não fumar, beber ou consumir drogas) e prática regular de exercícios (caminhadas, trilhas, artes marciais, spinning).

Confira algumas dicas para se prevenir das dores nos ombros:

  • faça alongamentos de relaxamento ao se levantar da cama pela manhã e antes de dormir;
  • tenha uma boa postura durante todos os períodos do dia (inclusive no seu trabalho);
  • sempre que for carregar coisas pesadas, distribua o peso entre os dois braços;
  • durma de lado e com um travesseiro entre as pernas;
  • beba muita água para manter todas as partes do seu corpo hidratadas;
  • utilize compressas com água morna quando tiver um dia muito estressante e tenso;
  • faça uma massagem com pomadas analgésicas e antitérmicas para aliviar as dores;
  • consulte um médico especialista se as dores persistirem.

A dor nos ombros costuma aparecer devido à má postura, práticas de exercícios inadequadas e até mesmo pela falta de atividade física. Por isso, conhecer alguns exercícios para prevenir as lesões é fundamental para ter uma boa qualidade de vida e evitar desconfortos nessa região.

Neste post, você conferiu 3 exercícios para melhorar a dor nos ombros e verificou algumas dicas de prevenção. Que tal ajudar os seus amigos a também melhorarem as dores nessa região? Compartilhe agora o nosso post nas suas redes sociais para que eles também possam ler este conteúdo!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *