Qual a importância do alongamento antes de fazer exercício físico?

Qual a importância do alongamento antes de fazer exercício físico?

postado em: Fisioterapia | 0

Ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar exercícios regularmente são o segredo para ter uma boa qualidade de vida. Contudo, muitas pessoas chegam na academia e começam a praticar exercícios pesados, sem uma preparação para o corpo — por não compreenderem qual a importância do alongamento.

Essa prática é voltada para dar mais flexibilidade aos músculos. Promove a distensão das fibras musculares, que prepara o corpo para realizar exercícios mais pesados, dando mais amplitude aos movimentos.

Quer entender a importância de realizar alongamento antes da prática de atividades físicas? Então, continue lendo este post!

Entenda qual é a real importância do alongamento

Para você ter uma ideia, vamos comparar os músculos com um elástico: se você não souber manuseá-lo com cuidado, ele pode rasgar. Da mesma maneira isso acontece com os nossos músculos: se eles não tiverem o preparo necessário para realizar atividades físicas pesadas, corre o risco de se romperem.

O alongamento, conforme já citamos anteriormente, promove essa flexibilização. Por isso, é de extrema importância realizá-lo antes de fazer o tradicional treino na academia — ou demais atividades como corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, etc. Além disso, ele promove um maior rendimento no exercício.

Confira os benefícios dos alongamentos

Agora que você aprendeu o que são os alongamentos, vamos conferir alguns dos seus benefícios? Confira:

  • proporciona mais flexibilidade ao corpo;
  • treina os músculos;
  • promove sensação de relaxamento e bem-estar;
  • alivia as tensões;
  • melhora a habilidade articular;
  • previne lesões;
  • ajuda no desempenho físico.

Veja alguns exemplos de alongamentos básicos

Existem alguns tipos de alongamentos básicos que você pode fazer antes de praticar exercícios, mas também pode realizá-los na sua casa para relaxar o corpo, dentre os quais, podemos destacar:

Pescoço

Em pé, com a sua coluna ereta e os pés afastados: incline a sua cabeça para o lado esquerdo como se quisesse encostá-la no seu ombro e permaneça nessa posição por um minuto.

Repita o procedimento com o lado direito. Depois, faça o mesmo processo com a cabeça para frente — encostando o queixo no peito — e para trás.

Na sequência, movimente lentamente a cabeça em círculos, como se fosse repetir esse movimento de encostá-la nos ombros, peitos e costas no sentido horário e anti-horário.

Pernas

Fique em pé ao lado de uma parede e permaneça reto. Dobre o seu joelho esquerdo e com a ajuda da mão esquerda puxe-o como se quisesse encostá-lo no bumbum. As coxas e os joelhos precisam ficar na mesma posição. Permaneça assim por 30 segundos e repita o processo com o lado direito.

Braços

Em pé, com a posição ereta, afaste um pouco as pernas e flexione levemente os joelhos. Dobre o cotovelo direito colocando o braço sobre o peito. Com o braço esquerdo, posicione o seu braço em formato de “L” e encaixe junto ao cotovelo direito. Assim, você dá suporte ao braço direito. Fique nessa posição por 30 segundos e repita com o braço esquerdo, para alongar os dois lados.

Atualmente, muitas pessoas vão para a academia e praticam atividades físicas sem considerar qual a importância do alongamento. Ele é essencial para dar mais flexibilidade ao corpo e preparar os músculos para receber atividades mais pesadas. Por isso, ele é recomendando não somente ao final do treino, mas antes de fazer o exercício.

Com este post, você conferiu sobre qual a importância do alongamento antes de realizar atividades físicas. Conheça agora 6 exercícios para fazer ao ar livre! Boa leitura!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *