Veja como os exercícios de aquecimento ajudam na prevenção de lesões

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Fazer exercícios de aquecimento antes das atividades físicas é essencial para prevenir lesões e alcançar um melhor desempenho. Contudo, é preciso entender como essa preparação deve ser feita, visto que quando realizada de modo incorreto pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Além disso, é importante saber qual é a diferença entre alongamento e aquecimento, já que essas práticas têm objetivos distintos. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor sobre o assunto.

Continue lendo para entender como o aquecimento ajuda na prevenção de lesões musculares, e quais são os exercícios que podem ser praticados. 

Por que o aquecimento previne lesões musculares?

Quando estamos em repouso nossos batimentos cardíacos reduzem e há menos fluxo sanguíneo para o organismo, incluindo músculos, tendões e articulações. Eles ficam rígidos, com movimentos limitados.

Por isso, se sairmos do repouso para uma atividade física sem fazer exercícios de aquecimento, existe um grande risco de sofrermos uma lesão. Afinal, o corpo não está preparado para o esforço que realizará.

A função do aquecimento é estimular o coração, a circulação sanguínea, dilatar os vasos e favorecer a oxigenação do organismo. Com ele, conseguimos ter amplitude de movimento, mais força e disposição.

Quando os movimentos são parecidos com aqueles do exercício ou esporte, essa preparação é mais eficaz. Isso porque estimulamos uma mensagem ativadora do cérebro para as partes do corpo que serão trabalhadas, sem sobrecarregá-las.

Quais exercícios de aquecimento podem ser praticados?

É importante entender que aquecer não é o mesmo que alongar. No primeiro caso estimulamos o funcionamento do organismo para que esteja pronto para o esforço que será realizado. Quando alongamos, relaxamos a musculatura e os tendões, estimulando uma resposta que inibe a força.

Ou seja, no alongamento estático a resposta neuromuscular promove relaxamento, e não uma preparação. Por isso, esse tipo de exercício não é indicado no pré-treino de quem precisa de força, velocidade e potência.

Para alcançar melhores resultados o ideal é personalizar os exercícios de aquecimento de acordo com a atividade. Mas existem alguns que são eficazes em todos os casos, a seguir mostraremos alguns exemplos.

Caminhada ou corrida leve

Podem ser praticadas na esteira ou em pistas abertas. O importante é manter um ritmo suave para estimular o sistema cardiorrespiratório, sem levar ao cansaço. Lembre-se de manter uma boa postura e usar calçados adequados ao seu tipo de pisada. De 10 a 15 minutos são suficientes para aquecer.

Bicicleta

A bicicleta ergométrica ou a tradicional também são boas opções de exercícios de aquecimento. Da mesma forma como a corrida e a caminhada, estimula o sistema cardiorrespiratório. 

Porém, não se esqueça de que a altura deve estar adequada ao seu biotipo para não forçar o joelho ou qualquer outra parte do corpo. Pedale de 10 a 15 minutos.

Pular corda

Pular corda é um excelente exercício aeróbico para fazer o aquecimento antes dos treinos. Além de estimular o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e diversos grupos musculares também são trabalhados.

Assim, você precisa apenas de uma corda, um bom tênis com amortecimento e manter a postura enquanto pula.

Soldadinho

Essa é uma caminhada diferente que você precisa fazer mantendo os braços esticados à frente do corpo. Com uma boa postura e mantendo as pernas esticadas, em cada passo eleve a perna tentando encostar a ponta do pé na mão. Cuidado para não inclinar a coluna nesse momento  o tronco deve permanecer sempre ereto.

Avanço

O avanço é parecido com o afundo, mas, nesse caso, o exercício é feito caminhando. Para isso, mantenha o tronco ereto e as mãos na cintura para ter maior equilíbrio, dê um passo largo e flexione os joelhos, sendo que o joelho de trás deve quase encostar no solo. Tenha cuidado para que o joelho da perna da frente não ultrapasse a ponta do pé. Depois, dê outra passada.

Lembre-se de que os alongamentos não são uma boa alternativa para pré-treinos de força, visto que inibem a musculatura, sendo mais indicados para o pós-treino a fim de relaxar. Então, prefira fazer exercícios de aquecimento, pois desse modo você estará preparando todo seu corpo de uma forma eficaz, evitando lesões.

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