Conheça 4 Lesões Comuns em Corredores de Rua e Veja como Evitar!

postado em: Esporte | 0

O número de pessoas que estão aderindo à corrida de rua não para de crescer — e isso é muito bom! Esse exercício físico ajuda a perder peso, fortalece os músculos e contribui para ter uma vida mais saudável, tudo isso de forma acessível, sem precisar de muitos gastos ou lugar específico para os treinos. Todavia, antes de começar, é preciso conhecer quais são os tipos de lesões comuns em corredores de rua e os cuidados necessários para evitar que você se machuque.

No post de hoje, separamos as 4 lesões mais frequentes nessa classe de esportistas e algumas dicas de como prevenir cada uma delas. Afinal, com dor, você não vai conseguir correr e pode, inclusive, precisar abandonar o esporte. Continue a leitura e descubra como se proteger. Vamos lá?

1. Fascite Plantar

Esse problema atinge cerca de 20% dos corredores e é definido como a inflamação do tecido que reveste a planta do pé. Entre as suas causas estão o excesso de peso, erros de execução durante a corrida e alterações no formato do pé.

No último caso, o uso de palmilhas personalizadas ajuda a controlar a doença. Além disso, começar pelas caminhadas e fazer dieta para perder peso mais rápido, assim como procurar orientação para correr adequadamente, são medidas que contribuem para prevenir o problema.

Diminuir a intensidade dos treinos, respeitar o período de repouso, evitar correr em terrenos irregulares, fazer aquecimentos e alongamentos também diminui as chances de desenvolver fascite plantar.

2. Tendinite

A tendinite é uma lesão gerada pelo excesso ou aumento repentino de atividades físicas, especialmente quando a prática está associada ao uso de calçados de baixa qualidade e treinos em terrenos inadequados.

A mais comum entre os corredores é a tendinite no Tendão de Aquiles, que provoca dores no calcanhar, especialmente ao subir escadas. Em situações mais graves o problema gera limitação dos movimentos e muita dor, mesmo quando em repouso.

As medidas preventivas são simples e incluem o uso de um modelo de tênis firme, estável e com amortecedores, correr somente em pisos regulares, não exagerar na quilometragem diária e fazer alongamentos nos músculos posteriores da perna, com destaque para a panturrilha.

3. Entorse

Torcer o tornozelo é uma das lesões comuns em corredores de rua. Além das dores agudas, ela pode causar a hiperextensão, ruptura parcial ou total dos ligamentos, problemas que podem afastar o corredor das pistas por meses.

Escolher bem o local das corridas para evitar lesões é a principal medida de proteção contra os entorses, visto que buracos e irregularidades nas ruas estão diretamente relacionadas com o problema.

4. Canelite

A dor na região da canela é chamada de canelite e pode ocorrer durante a corrida ou após seu término. Essa inflamação nos músculos e tendões ao redor do osso da perna, chamado tíbia, é causada principalmente pelo excesso de treinos.

Por isso, respeite os limites do seu corpo, faça musculação e alongamentos para fortalecer as pernas e invista em um bom tênis para corridas. Dessa forma, você consegue evitar que esse problema aconteça.

Agora que você já sabe quais são as lesões comuns em corredores de rua e como se prevenir, não deixe de seguir nossas dicas! Somente assim é possível proteger o seu corpo de problemas e garantir a continuidade das corridas.

Quer ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos? Siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no FacebookInstagram e YouTube — e aproveite!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *