Lesões Esportivas: Entenda a Importância da Prevenção

postado em: Esporte | 0

Praticar esportes é o segredo para ter uma vida mais saudável. Nesse processo, todavia, algumas lesões esportivas podem surgir, as quais prejudicam os treinos e interferem no desempenho do atleta. Por isso, não podemos deixar de falar em um assunto muito importante: prevenção.

O post de hoje foi elaborado para ajudar a entender melhor sobre as lesões que surgem em decorrência da prática de exercícios físicos e quais são os recursos disponíveis para se prevenir. Continue conosco para descobrir como proteger o seu corpo. Boa leitura!

Entenda o impacto das Lesões Esportivas no desempenho dos atletas

Quando falamos em lesões decorrentes de atividades esportivas, estamos nos referindo diretamente aos impactos na qualidade de vida e desempenho de um atleta. Segundo o Dr. Felipe Malzac, sócio e ortopedista do Laboratório de Performance Humana, existem dois tipos de lesões esportivas.

A primeira delas são as crônicas, como a síndrome do impacto do ombro e lesões do manguito rotador, muito comum entre os esportistas. Embora não impeçam o atleta de treinar e interfiram pouco no seu desempenho, as lesões crônicas provocam dores fortes e muito desconforto.

O segundo tipo trata-se das lesões agudas, como entorses no tornozelo, rompimento de ligamentos e crises de lombalgia, as quais requerem o afastamento do atleta. Nesse caso, é praticamente impossível que ele retorne a uma partida ou esteja apto para as próximas.

Resumindo, as lesões esportivas podem afetar a performance de um atleta ou não. Mesmo assim, em todos os casos, elas afetam negativamente suas vidas, seja pelo desenvolvimento de dores ou pela queda do desempenho.

Descubra as principais Lesões Esportivas

A seguir, separamos detalhes importantes sobre os principais tipos de lesões esportivas. Continue a leitura e conheça quais são elas, suas causas e tratamento.

Cãibras

Definida como uma contração parcial involuntária dos músculos, a cãibra é causada devido a um desequilíbrio eletrolítico ou acúmulo de ácido lático nos tecidos. Muito dolorida, ela costuma surgir durante ou após os exercícios físicos.

Quando as cãibras aparecem, isso é sinal de que está na hora de repor água e sais minerais no organismo. Comer alimentos ricos em potássio, como a banana, pode ajudar a reduzir a ocorrência desse problema. Para amenizá-las, é recomendado aplicar compressas quentes ou frias no local. Caso a dor não passe, o uso de medicamentos anti-inflamatórios é necessário.

Bursites

A bursite é uma inflamação na bolsa sinovial, também chamada de bursa, uma estrutura cheia de fluido presente no espaço entre o osso e o tendão ou músculo que atua evitando o atrito durante o movimento das articulações.

Quando uma pancada ou pressões repetitivas são exercidas sobre a região, a bursa localizada nos joelhos, tornozelos, ombros ou cotovelos pode inflamar. Todo o inchaço e inflamação também podem gerar um quadro de tendinite. Nesses casos, o tratamento envolve muito repouso e, eventualmente, uso de medicamentos anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia para reabilitação.

Estiramentos

Conhecido também como distensão, o estiramento provoca a ruptura de fibras, o que pode acontecer apenas no músculo como também na junção entre esse tecido e os tendões. O problema é consequência de um esforço extremo realizado na região.

Para se recuperar, é recomendado que o atleta faça repouso, aplique gelo no local e deixe-o mais elevado que as outras partes do corpo, o que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação. Em alguns casos, é preciso fazer fisioterapia para obter uma reabilitação mais rápida e completa.

Entorses e ruptura de ligamento

As entorses são provocadas por uma distensão excessiva dos ligamentos e demais estruturas que mantêm a estabilidade das articulações. Movimentos bruscos, como uma virada de pé que força a tornozelo no sentido contrário, é a causa mais frequente dessa situação, a qual pode levar, inclusive, ao rompimento completo do ligamento.

Frequentes entre os atletas, essas lesões precisam de tratamento rápido, com imobilização do local, aplicação de gelo e uso de anti-inflamatórios. Em alguns casos, procedimentos cirúrgicos podem ser necessários. Sessões de fisioterapia são indispensáveis para a reabilitação.

Conheça o novo centro de treinamento do Rio de Janeiro

O Laboratório de Performance Humana (LPH) é o mais novo centro de medicina esportiva no Rio de Janeiro. Inaugurado em junho de 2019, o local foi construído com o objetivo de atender desde doentes graves, como portadores de lesões pulmonares e cardíacas, até atletas de alta performance.

Com um setor de análises completo, com testes cardiopulmonares, de fisiologia, biomecânicos e fisioterápicos, o centro atua na preparação física dos seus pacientes, tendo foco em prevenção de lesões físicas.

Entre os equipamentos disponíveis no centro, está o Xsens. Importado da Holanda, esse aparelho faz a avaliação biomecânica da marcha de uma pessoa para compreender melhor suas possíveis deficiências, o que é muito útil para definir formas eficientes de prevenção de danos e complicações futuras.

Para pacientes que vão passar por cirurgias, algumas delas grandes, como de retirada de câncer ou vesícula biliar, o centro faz testes para verificar o nível de atividade física e propõe um plano de treinamento funcional para cada um deles. Assim, eles estarão mais saudáveis e aptos para passar por esses procedimentos, além de se recuperarem mais rapidamente e com menos dor.

Saiba como a SalvaPé atua na prevenção de lesões esportivas

As órteses e próteses da SalvaPé exercem um papel de destaque na prevenção de lesões esportivas. Equipamentos como restritores, protetores de membros superiores e de tornozelo impedem que mais problemas se instalem na região machucada, o que aumentaria a gravidade dos danos e o tempo de recuperação.

Para os atletas, reduzir o tempo que permanecem afastados é essencial, visto que somente após esse período eles podem retornar aos treinos no volume e intensidade necessários para melhorar a performance.

Por isso, se você sofreu uma lesão esportiva, como uma entorse, não deixe de utilizar equipamentos para imobilizar o local. Assim, você vai garantir uma recuperação mais completa e o retorno aos exercícios o mais rápido possível.

As lesões esportivas são as principais causas de afastamento de atletas. Portanto, fique sempre atento e tome todas as medidas necessárias para evitar esse problema e seus agravos. Com o atendimento por equipes especializadas em prevenção de lesões e a utilização de órteses e próteses da SalvaPé, você estará mais protegido.

Gostou deste post? Ficou interessado em nossos produtos? Então, entre em contato conosco e adquira os equipamentos que você precisa. Aproveite!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *