5 dicas de como proteger suas articulações!

postado em: Estilo de Vida | 1

Você sabe como proteger as articulações contra lesões e desgastes? É muito importante obter essas informações, pois essas estruturas são fundamentais para o corpo e garantem a movimentação dele.

As articulações são conexões naturais localizadas entre dois ou mais ossos, revestidas por tecidos que ajudam a evitar o atrito entre eles. Como elas são sensíveis, é essencial protegê-las para que se mantenham saudáveis e cumpram sua função.

Veja neste artigo as dicas para fazer essa proteção e evitar dores e desconfortos, bem como problemas futuros, que possam limitar os seus movimentos. Continue a leitura!

1. Faça exercícios intensos de baixo impacto

Os músculos ajudam a proteger as articulações, no entanto, para ganhar essa massa magra é importante evitar os exercícios de alto impacto, pois eles podem lesionar as articulações. Sendo assim, o ideal é associar intensidade com menos impacto.

Algumas atividades que garantem força muscular sem causar lesões para essas estruturas são a natação, a bicicleta ergométrica e a hidroginástica. Você também pode conversar com o instrutor de educação física para que ele indique outras opções similares.

2. Cuide da sua alimentação

A manutenção do peso corporal está entre as nossas dicas de como proteger as articulações, porque dessa forma evitamos a sobrecarga nelas. Portanto, procure manter uma dieta saudável e menos calórica, evitando o acúmulo de gordura.

O organismo também pode desencadear respostas inflamatórias em decorrência de uma dieta muito ácida. Então, prefira um cardápio mais alcalino e que contenha alimentos como maçã, couve, espinafre, abacaxi, gengibre, mamão papaia, entre outros que ajudem a fazer uma limpeza de dentro para fora.

3. Use suplementos específicos

Com o passar do tempo é uma tendência natural que o nosso corpo reduza a quantidade de colágeno, o que também pode afetar as articulações. Embora ele esteja presente nos alimentos, os suplementos são uma ótima alternativa para complementar a obtenção dessa substância.

Pessoas que têm tendência para artrite, artrose e outros problemas articulares devem fazer acompanhamento com um especialista e relatar essa condição para iniciar um procedimento preventivo. E para os demais também é interessante conversar com um profissional e receber orientações sobre o melhor produto e a dosagem adequada.

4. Trabalhe a flexibilidade

Quando permanecemos parados as nossas articulações ficam naturalmente enrijecidas, assim como a musculatura. Isso minimiza a amplitude dos nossos movimentos e pode causar lesões quando realizamos alguma atividade mais intensa.

Sendo assim, o ideal é fazer alongamentos diariamente para aumentar a flexibilidade, mesmo que você não vá praticar atividades físicas. Mas quando for esse o caso, não se esqueça de que alongar-se é fundamental, bem como fazer um aquecimento antes de se exercitar para evitar lesões.

5. Mantenha uma boa postura

Para qualquer atividade que desempenharemos é muito importante manter uma boa postura. Tanto no trabalho como para praticar algum esporte, uma atividade de lazer e até mesmo para assistir televisão, é fundamental que o corpo esteja bem posicionado para evitar sobrecarga em suas estruturas.

Sendo assim, procure sentar-se sempre com a coluna ereta, mantendo o apoio da lombar, um bom posicionamento para os braços e o foco da visão centralizada. Para quem faz movimentos repetitivos ou trabalha muito tempo sentado, é importante realizar pequenas pausas para fazer alongamentos e diminuir a tensão.

Todas essas dicas sobre como proteger as articulações são eficazes, contudo, continua sendo indispensável contar com profissionais para que eles possam orientar sobre o que é ideal em cada caso. Portanto, procure cuidar-se no dia a dia, mas não deixe de ouvir a opinião de um especialista.

O joelho é uma das articulações que mais sofre; por isso, é importante adotar medidas para protegê-lo. Veja neste outro artigo 5 exercícios que ajudam a fortalecer essa estrutura.

 

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta