Aprenda 5 exercícios para fortalecer o joelho

postado em: Fisioterapia | 0

Fazer exercícios para fortalecer o joelho é fundamental para manter a estabilidade dessa estrutura. Afinal, ela é muito complexa e uma das mais importantes do corpo, já que ajuda a sustentar todo o nosso peso. Por isso, precisa de cuidados durante toda a vida.

Mas quando falamos em fortalecimento do joelho, na verdade estamos nos referindo à musculatura que auxilia na movimentação e estabilização dele. Ao trabalharmos esses músculos, protegemos a estrutura, evitando que lesões aconteçam e minimizando dores.

Alguns exercícios precisam ser praticados com o auxílio de aparelhos específicos, mas existem outros que podem ser feitos em casa. Veja nossa lista com algumas sugestões para que você mantenha essa parte do corpo ativa e ganhe mais força e resistência nela.

1. Ponte

Para fazer a ponte você deve se deitar de barriga para cima, de preferência no chão, para ter uma superfície firme. Estenda os braços ao longo do tronco e flexione os dois joelhos. Em seguida, eleve o quadril sem movimentar as pernas.

Procure manter um ângulo reto entre o tronco e as coxas, depois desça devagar. Repita o exercício 10 vezes, faça uma pequena pausa de 30 segundos e execute mais duas sessões de 10 movimentos.

2. Elevação de perna deitado

A elevação de perna pode ser praticada com ou sem tornozeleira, dependendo do seu nível de condicionamento. Deite-se de costas, mantendo os braços estendidos ao longo do corpo. Uma das pernas deve ser flexionada, enquanto a outra permanece estendida. Esta deve ser elevada, mantendo o joelho sempre esticado e a ponta do pé apontando para cima.

Abaixe a perna devagar, repetindo o movimento 10 vezes. Troque a perna, flexionando essa que foi trabalhada e estendendo a que permaneceu flexionada. Faça 10 movimentos com ela, descanse cerca de 30 segundos e repita os movimentos em mais duas sessões.

3. Agachamento

O agachamento é um dos melhores exercícios para fortalecer o joelho. Para praticar você apenas precisa ficar em pé, mantendo as pernas afastadas, mais ou menos na largura dos ombros. Estenda as mãos para frente a fim de ter equilíbrio na hora de executar o movimento.

Devagar, flexione os joelhos como se fosse sentar-se em um banco. É muito importante projetar o quadril para trás, manter a coluna reta e não deixar que o joelho ultrapasse a ponta do pé. Faça três sessões de 10 movimentos, descansando entre elas.

4. Afundo

O afundo deve ser praticado em pé, mantendo as pernas separadas, uma à frente e outra atrás, em um passo largo. Permaneça com o tronco sempre ereto durante a execução desse exercício, para não forçar a coluna, e contraia o músculo do abdômen.

Flexione o joelho da frente e o de trás ao mesmo tempo, a ponto de ele quase tocar o chão. Fique atento para que o joelho da frente não ultrapasse a ponta do pé. Levante-se e repita o movimento até contabilizar 10 vezes, depois, troque a perna. Faça três sessões, descansando entre elas.

5. Flexão de perna em pé

Esse é outro dos exercícios para fortalecer o joelho que você pode praticar utilizando ou não tornozeleiras. A flexão de perna é um movimento muito fácil que deve ser praticado em pé, apoiando as mãos numa parede ou algo que garanta equilíbrio.

Mantenha o tronco ereto e os joelhos esticados. Devagar, flexione uma das pernas o máximo que você conseguir, permanecendo sempre com as coxas paralelas. Repita o movimento 10 vezes, depois troque a perna e descanse cerca de 30 segundos. Faça três sessões com cada perna.

Para que os exercícios para fortalecer o joelho tragam resultados ainda melhores, sem risco de lesões, é interessante consultar um profissional. Ele avaliará seu condicionamento físico e suas necessidades para indicar a você aqueles que trarão mais benefícios. Mas o importante mesmo é não ficar parado para manter o corpo saudável.

Gostou destas dicas? Então assine nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes diretamente em seu e-mail!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta