Lesão na coluna: veja os tipos mais comuns e como evitar!

postado em: Saúde | 0

Lesões na coluna são danos causados, seja de forma aguda (como um trauma) ou crônica (como má postura corporal), que passam a danificar a região, seja na parte óssea, ligamentar ou muscular.

Por ser uma região importante do corpo, as dores causadas por uma lesão na coluna tendem a gerar uma queda na qualidade de vida, prejudicando a saúde da pessoa. Por isso é importante conhecer os tipos mais comuns, como evitar e os principais tratamentos caso o problema ocorra. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Entorses

As entorses, em conjunto com o estiramento muscular, são uma das principais causas de lombalgia por causa da sua participação nos movimentos de torção e flexão.

Causas

Ocorre quando os ligamentos são deslocados de seus anexos em movimentos de torção e flexão da coluna, gerando um processo inflamatório no local, ocasionando dor e espasmos musculares. A obesidade tende também a causar um maior índice de entorses, já que há uma sobrecarga na coluna.

Tratamentos

Recomenda-se repouso durante o período inflamatório (normalmente 1 a 3 dias). Não se deve fazer repouso prolongado, já que ele pode levar a perda de força muscular. Também pode-se utilizar anti-inflamatórios para minimizar o desconforto.

Como evitar

O fortalecimento e o alongamento para melhor flexibilidade e força da região abdominal são recomendados. Além disso, a prática de esportes deve ser sempre supervisionada, para evitar que movimentos inadequados causem a entorse.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é consequência de um enfraquecimento do disco intervertebral, que se desloca de sua posição. Esse problema leva a sintomas como queimação ou dormência na região e tende a afetar a região cervical e a lombar.

Causas

A principal causa da hérnia de disco é a postura inadequada no dia a dia, bem como o hábito de carregar peso de forma excessiva. Também tende a aparecer mais quando não há um envelhecimento saudável.

Tratamentos

Quando identificada inicialmente e tratada corretamente, o tratamento é eficaz e dura pouco tempo. Normalmente nessa fase utiliza-se analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia, alongamento e exercícios de fortalecimento. Durante o tratamento, deve-se evitar atividades físicas.

Em casos mais graves, quando o tratamento clínico não funciona mais, pode-se utilizar a cirurgia para resolução do problema.

Como evitar

É necessário manter a postura durante a execução das atividades do dia a dia, principalmente para aqueles que trabalham carregando peso excessivo. Evite andar continuamente de salto. Também é importante evitar a obesidade por meio da má alimentação.

Lesão na medula espinhal

A lesão na medula espinhal, como o próprio nome sugere, é um dano causado às células da medula, parte fundamental do sistema nervoso central, ou quando a faixa de nervos da região é lesionada.

Causas

São diversas as causas que podem estar envolvidas neste tipo de lesão, entre elas:

  • danos causados diretamente a medula espinhal, principalmente com armas brancas (facas) e armas de fogo;
  • traumas causados diretamente na região superior do corpo (pescoço, rosto, cabeça, peito ou costas);
  • acidentes automobilísticos;
  • choques elétricos;
  • queda abrupta sobre a cabeça;
  • queda de grandes alturas.

Tratamentos

O tratamento deve ser feito de forma imediata, a fim de evitar que as lesões provocadas na medula espinhal gerem sequelas permanentes. Quanto mais tempo demorar para começar, piores poderão ser as consequências.

Pode-se utilizar corticoides para minimizar inflamações. Caso a compressão seja por um pedaço de osso ou hematoma, pode-se optar por intervenções cirúrgicas. Também se indica repouso absoluto para uma recuperação adequada, bem como fisioterapia e terapia ocupacional e de reabilitação.

Como evitar

Como podemos ver, a lesão na coluna normalmente ocorre por trauma. Portanto, a única prevenção possível é evitando as situações de risco, bem como utilizando equipamentos de segurança (cinto de segurança em automóveis, por exemplo).

Lesões na coluna, infelizmente, são comuns. Porém, seus danos costumam prejudicar consideravelmente a qualidade de vida da pessoa. E isso não é bom, não é mesmo? Por isso, previna esses problemas e evite se expor ao risco dessas lesões, já que pode ocorrer até mesmo danos permanentes.

Os exercícios de fortalecimento são fundamentais para evitar que você tenha uma lesão na coluna. Leia nosso artigo e conheça 4 exercícios para dor nas costas que você precisa conhecer.

 

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *