Entenda como a má alimentação pode causar cansaço excessivo

postado em: Estilo de Vida | 1

O intuito de nos alimentarmos é ter mais energia e disposição ao longo do dia, certo? Na verdade, nem sempre isso acontece! Isso porque, há quem sinta cansaço excessivo após as refeições e, nesse caso, o erro está no tipo de alimento ingerido.

Alguns grupos alimentares, em vez de nos deixarem bem-dispostos, causam o efeito contrário. Você tem dúvidas sobre esse assunto? Então, continue a leitura e entenda como a alimentação pode nos deixar cansados, além de conferir algumas dicas para evitar que isso aconteça. Vamos lá?

Qual é a relação do cansaço excessivo e a alimentação?

Para fazer a digestão dos alimentos o nosso organismo precisa de energia. Quando as substâncias ingeridas são mais leves, o gasto energético é menor. Porém, quando é preciso metabolizar gorduras e açúcares, por exemplo, o corpo tem maior dificuldade — dessa maneira, gasta mais energia.

É por isso que, após algumas refeições, podemos sentir cansaço excessivo. Depois daquela macarronada de final de semana com churrasco e tudo que se tem direito, é muito comum nos sentirmos sonolentos e cansados (justamente porque o corpo gasta energia para metabolizar essas moléculas).

Além disso, alimentos refinados também podem provocar a sensação de cansaço excessivo. A farinha de trigo branca e o açúcar comum, por exemplo, são rapidamente absorvidos pelo organismo e dão energia, mas seu efeito passa rápido e logo vem a indisposição.

Existem alimentos que ajudam a combater o cansaço?

Assim como há alimentos que causam cansaço excessivo, existem aqueles que nos ajudam a combater essa condição. Por isso, a resposta é SIM! Existem diversos alimentos que ajudam no combate ao cansaço!

Sendo assim, para quem precisa de muita energia ao longo do dia é importante acrescentá-los ao cardápio, garantindo disposição e mais concentração. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra!

Feijão

Contém diversos nutrientes, como ferro, zinco e potássio, além de aminoácidos que são essenciais para o nosso organismo, por isso, fornece muita energia.

Banana

Além de conter açúcar, a banana é fonte de vitamina B6, que também ajuda na produção de energia, proporcionando mais disposição.

Aveia

Rica em vitaminas do complexo B, estimula a produção de energia ao longo do dia, melhora as funções cerebrais o humor, ajuda a reduzir o colesterol e equilibra a absorção dos açúcares. Além disso, a aveia ajuda a dormir melhor.

Couve

É rica em vitamina B9, ou seja, ácido fólico. Ela ajuda na formação de neurotransmissores e também nas funções cerebrais, melhorando a disposição mental.

Alface

A alface tem uma sustância que ajuda a diminuir a sensação de cansaço, a lactucina. Além disso, ela é composta por fosfato, um importante mineral que ajuda no combate à confusão mental e também na depressão. Por isso, insira sempre a alface nos seus lanches saudáveis!

Abacate

O abacate tem diversas gorduras boas, triptofano e magnésio, que além de ajudar no relaxamento muscular, ajuda a melhorar a função cerebral. Ah! O abacate também é um ótimo aliado no combate ao envelhecimento!

Frutos-do-mar

Os frutos-do-mar são ricos em selênio e zinco, que diminuem a sensação de ansiedade e o cansaço. Além disso, eles são ricos em gorduras saudáveis, como o ômega 3 — ajudam no bom funcionamento do coração e demais órgãos.

Jabuticaba

Rica em carboidratos simples, a jabuticaba ajuda no controle do cansaço excessivo porque fornece energia rápida. Assim, ela é ideal principalmente para quem realiza treinos e exercícios pesados ou corridas.

Ovos

Para ter uma dieta saudável, é essencial consumir ovos. Eles são alimentos muito completos, porque são ricos em vitaminas A, B, D e E, zinco e ferro. Assim, ajudam a reduzir o cansaço mental e físico porque melhoram a função cerebral, além de terem ação antioxidante. Além disso, ajudam no controle da ansiedade e na melhora da memória.

Veja alguns outros alimentos que também combatem o cansaço excessivo:

  • escarola;
  • brócolis;
  • amendoim;
  • tomate;
  • cenoura;
  • sementes;
  • lentilha;
  • laranja.

Todos esses alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Além de trazerem diversos benefícios para a saúde, ajudam na metabolização de macronutrientes (moléculas mais difíceis de serem digeridas). Elas também ajudam a produzir energia a partir dos carboidratos ingeridos, então, você sentirá mais disposição mental e física.

É interessante acrescentar ao seu cardápio alguns alimentos integrais, que mantêm a energia do corpo porque os seus nutrientes são absorvidos lentamente. As frutas também são energéticas, porque contém frutose (um tipo mais saudável de açúcar), além das fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e favorecem a absorção de nutrientes.

Quais são as principais dicas alimentares para eliminar o cansaço excessivo?

Além de colocar esses alimentos especiais em seu cardápio, você também pode adotar hábitos alimentares para combater o cansaço excessivo. Veja algumas dicas do que fazer para ter mais disposição no seu dia a dia!

Faça um café da manhã balanceado

Evite gorduras e açúcar em excesso para facilitar a digestão e invista em alimentos nutritivos. Muitas pessoas costumam pular essa refeição, no entanto, para o bom funcionamento do corpo ao longo do dia, é essencial investir em um café da manhã reforçado para ter mais energia e disposição.

Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são, em grande parte, mais difíceis de serem digeridos, precisando de um esforço muito maior do nosso organismo. Por isso, prefira frutas, queijos frescos, iogurte, sucos naturais, entre outras opções com poucas substâncias químicas e menos processados.

Prefira produtos integrais

Evite a farinha de trigo branca para facilitar a digestão e ter energia ao longo do dia. Os produtos integrais são ricos em fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente, absorvendo melhor os nutrientes.

Alimente-se sempre no mesmo horário

Procure fazer suas refeições nos mesmos horários para regular o relógio biológico e garantir ao corpo os nutrientes que ele precisa. Afinal, o nosso corpo funciona como uma máquina, certo?

Beba muita água

Não deixe de lado a água no seu dia a dia! Lembre-se de que sucos e refrigerantes não substituem a água! Então, hidrate-se ao longo do dia para ficar bem-disposto e ativar o metabolismo, ingerindo, pelo menos, dois litros por dia.

Faça a inclusão de vegetais ricos na sua dieta

Você precisa consumir diversos vegetais ao longo do dia. Isso porque, eles são fontes de minerais, fibras e vitaminas. Ou seja, fortalecem o sangue e ainda ajudam na digestão. Além disso, eles ajudam na prevenção de doenças, como é o caso da osteoporose e até mesmo o câncer.

Consuma mais probióticos

Os probióticos (pró-vida) são micro-organismos vivos que são encontrados no intestino e ajudam na proteção de agentes infecciosos, além de preservar a flora intestinal e prevenir doenças. Veja alguns alimentos que contém probióticos: queijos, iogurtes, leite e coalhada.

Controle o sal

Reduzir o consumo de sal traz diversos benefícios ao organismo, principalmente porque, de forma geral, ele ajuda a manter um coração mais saudável. Assim, você mantém a pressão arterial normal e evita a hipertensão, trombose e problemas cardíacos.

Controle o consumo de proteína

As proteínas demoram mais tempo para serem digeridas e isso faz com que a pessoa tenha a sensação de sonolência e cansaço excessivo. Por isso, controle o consumo de proteínas, certo?

Os alimentos são nosso combustível, por isso, se você tiver um cardápio de qualidade não sentirá cansaço excessivo ao longo do dia. Dessa maneira, procure adaptar a sua dieta ao seu ritmo de vida para usufruir de todos os benefícios que os grupos alimentares podem oferecer.

Você gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir a nossa empresa nas redes sociais e ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *