Entenda como a má alimentação pode causar cansaço excessivo

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O intuito de nos alimentarmos é ter mais energia e disposição ao longo do dia, certo? Na verdade, nem sempre isso acontece, pois há quem sinta cansaço excessivo após as refeições e, nesse caso, o erro está no tipo de alimento ingerido.

Alguns grupos alimentares em vez de nos deixarem bem-dispostos causam o efeito contrário, e neste post nós vamos explicar por que isso acontece. Continue a leitura e entenda como a alimentação pode nos deixar cansados, além de conferir algumas dicas para evitar que isso aconteça.

O cansaço excessivo e a alimentação

Para fazer a digestão dos alimentos nosso organismo precisa de energia. Quando as substâncias ingeridas são mais leves, o gasto energético é menor. Porém, quando é preciso metabolizar gorduras e açúcares, por exemplo, o corpo tem maior dificuldade, então, gasta mais energia.

É por isso que após algumas refeições podemos sentir cansaço excessivo. Depois daquela macarronada de final de semana com churrasco e tudo que se tem direito, é comum nos sentirmos sonolentos e cansados, justamente porque o corpo gasta energia para metabolizar essas moléculas.

Além disso, alimentos refinados também podem provocar a sensação de cansaço excessivo. A farinha de trigo branca e o açúcar comum, por exemplo, são rapidamente absorvidos pelo organismo e dão energia, mas seu efeito passa rápido e logo vem a indisposição.

Alimentos que ajudam a combater o cansaço

Assim como há alimentos que causam cansaço excessivo, existem aqueles que nos ajudam a combater essa condição. Para quem precisa de muita energia ao longo do dia é importante acrescentá-los ao cardápio, garantido disposição e mais concentração. Confira os principais deles!

Feijão

Contém diversos nutrientes, como ferro, zinco e potássio, além de aminoácidos que são essenciais para o nosso organismo, por isso, fornece muita energia.

Banana

Além de conter açúcar, a banana é fonte de vitamina B6, que também ajuda na produção de energia, proporcionando mais disposição.

Aveia

Rica em vitaminas do complexo B, estimula a produção de energia ao longo do dia, melhora as funções cerebrais o humor, ajuda a reduzir o colesterol e equilibra a absorção dos açúcares.

Couve

É rica em vitamina B9, ou seja, ácido fólico. Ela ajuda na formação de neurotransmissores e também nas funções cerebrais, melhorando disposição mental.

Outros alimentos que também combatem o cansaço excessivo são:

  • escarola;
  • brócolis;
  • ovos;
  • peixes;
  • amendoim;
  • tomate;
  • cenoura;
  • sementes;
  • lentilha;
  • laranja.

Todos eles alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Além de trazerem diversos benefícios para a saúde, ajudam na metabolização de macronutrientes, isto é, aquelas moléculas mais difíceis de serem digeridas. Elas também ajudam a produzir energia a partir dos carboidratos ingeridos, então, você sentirá mais disposição mental e física.

É interessante acrescentar ao seu cardápio alimentos integrais, que mantêm a energia do corpo porque seus nutrientes são absorvidos lentamente. As frutas também são energéticas, pois contêm frutose, um tipo mais saudável de açúcar, além das fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e favorecem a absorção de nutrientes.

Dicas alimentares para eliminar o cansaço excessivo

Além de colocar esses alimentos especiais em seu cardápio, você também pode adotar hábitos alimentares para combater o cansaço excessivo. Veja algumas dicas do que fazer para ter mais disposição!

Faça um café da manhã balanceado

Evite gorduras e açúcar em excesso para facilitar a digestão e invista em alimentos nutritivos.

Evite alimentos industrializados

Prefira frutas, queijos frescos, iogurte, sucos naturais, entre outras opções com poucas substâncias químicas e menos processados.

Prefira produtos integrais

Evite a farinha de trigo branca para facilitar a digestão e ter energia ao longo do dia.

Alimente-se no mesmo horário

Procure fazer suas refeições nos mesmos horários para regular o relógio biológico e garantir ao corpo os nutrientes que ele precisa.

Beba água

Sucos e refrigerantes não substituem a água. Então, hidrate-se ao longo do dia para ficar bem-disposto e ativar o metabolismo.

Os alimentos são nosso combustível, por isso, se você tiver um cardápio de qualidade não sentirá cansaço excessivo ao longo do dia. Procure adaptar a sua dieta ao seu ritmo de vida para usufruir de todos os benefícios que os grupos alimentares podem oferecer.

Você tem alguma receita especial ou consome algum alimento para ter mais energia? Deixe seu comentário e divida com a gente!

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