Veja como ter um envelhecimento saudável com 5 dicas

postado em: Saúde | 0

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve grande aumento na expectativa de vida da população mundial. Isso aconteceu tanto por questões de melhoria e conscientização referente aos hábitos de saúde quanto pela redução da taxa de fecundidade. Assim, considerando que ainda viveremos por muitos anos, conhecer como ter um envelhecimento saudável é fundamental, você concorda?

São muitos os desafios que permeiam o aumento da expectativa de vida. Contudo, em regras gerais, é essencial investir no bem-estar físico, social e mental. Assim, você se mantém ativo e com muita saúde.

Quer saber como ter um envelhecimento saudável? Confira as nossas 5 dicas!

1. Cuide da alimentação

Melhorar a qualidade da sua alimentação é fundamental para aumentar a expectativa de vida.

Para ter uma dieta saudável, é necessário reduzir o açúcar e também a quantidade de sal, além de investir no consumo de frutas e verduras. Outra dica importante é comer peixe pelo menos duas vezes na semana, visto que ele é rico em ômega 3 e previne diversas doenças.

O processo será ainda melhor se você investir em uma consulta ao nutricionista, que avaliará a sua saúde. Assim, ele pode elaborar um plano alimentício personalizado para o seu organismo.

2. Não fume

O cigarro, em conjunto às bebidas alcoólicas, é um dos piores malefícios para a saúde. Por isso, a regra é bem clara: não fume.

Manter esse comportamento (ou mesmo esse vício!) aumenta a produção de radicais livres no organismo, conduzindo o seu corpo ao envelhecimento precoce.

3. Pratique atividades físicas

É fundamental investir em atividades físicas que proporcionem o seu bem-estar. A rotina de exercícios ajuda no aumento da flexibilidade e do fôlego, no equilíbrio e na força para as mais diferentes atividades.

Se você não é praticante de esportes, comece investindo em boas caminhadas ou hidroginástica — o importante é encontrar uma atividade física que você goste.

4. Beba muita água

A água é a principal responsável por transportar os nutrientes, sais minerais e oxigênio por todo o nosso organismo. No sistema digestivo, ela também ajuda na excreção e absorção.

Sendo assim, além de investir em uma alimentação e lanches saudáveis, beba pelo menos dois litros de água por dia. Isso ajuda a reduzir o inchaço, afasta as infecções e proporciona um envelhecimento saudável.

5. Cuide da saúde da sua mente

Além das atividades físicas, invista também na saúde da sua mente. Para isso:

  • leia bons livros;
  • vá ao cinema assistir filmes interessantes;
  • jogue com os seus amigos;
  • aprenda uma nova língua;
  • faça caça-palavras.

Essas atividades são essenciais para estimular o raciocínio e fortalecer o cérebro, prevenindo a perda de memória.

Considerando que a expectativa de vida da população mundial está cada vez mais alta, é fundamental investir em ações para promover um envelhecimento saudável. Para isso, estabeleça uma alimentação equilibrada, não fume, pratique atividades físicas, beba muita água e nunca deixe de cuidar de sua saúde mental.

Você gostou de nossas dicas? Então temos certeza de que vai adorar se inscrever na nossa newsletter e receber nossos conteúdos por e-mail. Assine agora mesmo!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta