Dor nas costas na hora de dormir: veja o que você pode fazer

postado em: Saúde | 0

A dor nas costas é um dos problemas mais comuns de saúde e afeta em média 80% das pessoas no mundo. Obviamente, essas dores interferem diretamente nas noites de sono, em função do total desconforto que inevitavelmente ocorre quando algo não está bem no nosso organismo.

O mais importante é entender que ninguém precisa conviver com esse incômodo para sempre. Afinal, dormir bem é essencial para repor as energias, promover uma boa manutenção do corpo, solidificar a memória e também para regular a temperatura corporal.

Ou seja, se a dor nas costas é uma das causas das noites maldormidas, prejudicando inclusive a qualidade de vida e bem-estar geral da pessoa, então é preciso tomar uma atitude para mandá-la para bem longe.

Quer conferir algumas dicas sobre o que fazer para evitar esse problema? Então, leia as dicas a seguir.

Cuidar da sua postura é o primeiro passo

É muito importante corrigir a postura durante o dia. Porém, no período noturno, isso também é fundamental, já que dormir em uma posição inadequada pode comprometer as articulações, deixando-as tensas.

A posição correta para dormir é deitar de lado, com a cabeça no travesseiro e os joelhos dobrados, separados por outro travesseiro mais fino. Isso alinha a coluna vertebral e deixa o seu organismo em uma disposição confortável para o devido descanso.

Vale a pena investir em uma cama aconchegante

Outro aspecto que influencia diretamente no seu repouso e também previne a dor nas costas é a qualidade dos recursos que você utiliza para descansar. Um colchão muito velho, muito duro ou macio demais, por exemplo, pode ocasionar problemas na sua rotina noturna.

Por isso, escolha um colchão de acordo com o seu gosto, mas que seja feito de materiais de qualidade e adequado para o biótipo de quem vai usá-lo. Na dúvida, peça ajuda ao seu médico sobre o colchão ideal — ele conhece o seu problema e seu organismo e pode indicar o tipo mais adequado para o seu caso (colchões ortopédicos, molas ensacadas ou espuma).

Além disso, para melhorar a qualidade do seu sono é fundamental investir em exercícios físicos e ter uma dieta saudável. Dessa maneira, há mais garantias de que o seu organismo vai funcionar corretamente, garantindo o repouso ideal.

É preciso escolher (e usar) o travesseiro certo

Travesseiros muito altos ou muito baixos podem agravar a dor nas costas. Por isso, escolha um modelo que seja adequado ao seu corpo.

É essencial experimentar o travesseiro antes de efetivar a compra. Assim, você tem a certeza de que a sua coluna ficará na posição correta e evitará dores nas costas.

Além disso, também é importante verificar o prazo de validade do travesseiro. Isso porque ele costuma acumular 300 mil ácaros e bactérias em apenas três meses de uso — o que traz consequências negativas para a sua saúde.

A dor nas costas é um problema muito comum na vida das pessoas. Contudo, quando não dormimos bem, o dia seguinte é sempre uma tortura. Isso acontece porque durante o sono o nosso organismo se recupera e descansa, para que tenhamos energia para o dia seguinte. Por isso, saber o que você pode fazer para diminuir esses desconfortos é fundamental para garantir a qualidade de vida.

Neste post, você conferiu algumas dicas para dormir melhor, mesmo sofrendo de dor nas costas. Se você achou este conteúdo interessante, não pode deixar de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Dessa forma, os seus amigos também podem aprender a como dormir bem!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *