Fique por dentro dos benefícios de andar de bicicleta

postado em: Esporte | 0

Para ter uma vida mais saudável é essencial investir um tempo diário na prática de exercícios físicos. O ciclismo é uma atividade que está crescendo e conquistando cada vez mais pessoas adeptas à prática esportiva. Isso porque são inúmeros os benefícios de andar de bicicleta.

Pedalar é importante, pois promove mais qualidade de vida e bem-estar, além de ser uma atividade que pode ser feita em família, proporcionando momentos felizes, liberdade e união. Quer aprender mais sobre os benefícios dessa prática esportiva? Então, continue a leitura!

Previne doenças cardiovasculares

O ciclismo ajuda a prevenir doenças graves, tais como: diabetes, câncer, artrites e doenças cardiovasculares — derrame, pressão alta, ataque cardíaco.

Isso de deve porque pedalar ajuda a fortalecer os músculos do coração e na redução dos níveis de gordura que estão presentes no sangue. A prática esportiva, combinada com uma alimentação saudável, também estimula a saúde dos pulmões e promove uma boa circulação sanguínea no corpo.

Diminui o estresse

Quando pedalamos, liberamos hormônios (como é o caso da endorfina), provocando o relaxamento e ajudando a promover o bom humor. Além disso, pedalar também ajuda a diminuir o estresse, visto que reduz os riscos de depressão e ansiedade.

Otimiza o tempo e ajuda a natureza

Não é nenhuma novidade que precisamos cuidar do meio ambiente, certo? Desse modo, andar de bicicleta, além de otimizar o tempo, ainda contribui para a preservação da natureza. Assim, utilizar a bike como um meio de transporte é uma maneira de garantir que menos veículos motorizados estejam rodando na cidade, poluindo o meio ambiente.

Diminui os riscos de obesidade

Colocar o corpo em movimento é uma excelente alternativa para evitar a obesidade. Para você ter uma ideia, uma hora pedalando faz com que uma pessoa perca de 180 a 300 calorias (depende do biotipo e nível de esforço).

Portanto, andar de bicicleta é mais uma maneira de queimar a gordura corporal, principalmente se for combinada com uma dieta saudável.

Recupera lesões

Andar de bicicleta faz com que as articulações sejam reforçadas. Dessa maneira, a prática esportiva contribui para a prevenção da osteoporose e também artrite, bem como demais lesões ósseas. Além disso, ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

Consulte um profissional antes de praticar a atividade

Antes de investir na compra de uma bicicleta, principalmente se você for sedentário, é importante fazer uma avaliação com profissionais da área da saúde para comprovar que você está apto para realizar a prática esportiva.

O profissional fará uma avaliação geral analisando a sua rotina, peso, biótipo, alimentação, entre outros aspectos, e montará um treino — com sugestões de alongamento — para você iniciar o ciclismo. Além disso, é fundamental investir nos acessórios necessários para o esporte, bem como verificar se há alguma lesão que precisa de um tratamento mais específico.

Não é à toa que essa prática esportiva está conquistando mais adeptos a cada dia que passa. Afinal, são diversos os benefícios de andar de bicicleta, como a prevenção de doenças e a contribuição com o meio ambiente.

Neste post, você conferiu alguns dos principais benefícios de andar de bicicleta. Gostou do conteúdo? Então, que tal conferir agora as 4 dicas para trilhas que não podem ser ignoradas? Boa leitura!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta