Como descobrir as causas da dor no joelho?

postado em: Saúde | 0

Queixas de dor no joelho são extremamente comuns em indivíduos de todas as idades. Porém, é frequente que essas pessoas negligenciem os cuidados necessários para evitar que as dores possam evoluir para uma condição crônica, pois, muitas vezes, não sabem as causas da dor no joelho.

Quem sofre com a dor no joelho pode ter grandes prejuízos no que se refere à qualidade de vida. Por essa razão, a prática de exercícios, ou mesmo o acompanhamento médico, são considerados fundamentais para evitar lesões nessa importante articulação.

As causas desse sintoma podem variar muito, sendo influenciadas por fatores como sobrepeso, nível de atividade física ou a predisposição genética para o desenvolvimento de condições patológicas, como a artrose.

Pensando nisso, separamos, a seguir, um guia com as principais causas da dor no joelho. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

Condicionamento físico

A falta de condicionamento físico pode ser considerada uma das grandes causas da dor no joelho. Indivíduos não treinados que venham a praticar algum tipo de atividade intensa estão propensos a sofrer com dores após o esforço.

Essas dores podem ser oriundas da falta de condicionamento dos músculos que sustentam a articulação do joelho. Dessa forma, há uma sobrecarga dos ligamentos, bursas e meniscos, podendo ocorrer inchaço e dor. Além disso, é importante citar que o sobrepeso é um grande fator de risco para dor no joelho, sobretudo durante a prática de atividades físicas.

A aplicação de gelo após a observação de inchaço e desconforto no joelho é uma medida de extrema importância. A baixa temperatura irá provocar uma vasoconstrição da região, aliviando a pressão sobre os tecidos, diminuindo o edema e, consequentemente, a dor no joelho.

Problemas estruturais

Existem diversas variações anatômicas que podem interferir diretamente na biomecânica do corpo humano. Algumas dessas variações podem agravar os riscos de lesões na articulação do joelho.

Podemos citar como exemplo desses problemas estruturais o varismo e valgismo exagerado de joelho. Essas duas condições se referem, respectivamente, ao afastamento ou aproximação excessiva do joelho da linha média do corpo.

Essas variações estruturais acabam favorecendo a distribuição desigual de carga sobre as estruturas que compõe o joelho, podendo ocasionar dores e até mesmo lesões. Dessa forma, é importante que essas pessoas tenham acompanhamento de um médico e fisioterapeuta para amenizar os efeitos dessas condições.

Traumas

A negligência para com dor no joelho de baixa intensidade ao longo da vida pode ser um agravante no que diz respeito ao surgimento de lesões mais sérias. Rupturas ligamentares ou mesmo de estruturas como os meniscos dificilmente ocorrem de maneira abrupta, mas a partir de micro lesões graduais que passam a enfraquecer essas estruturas.

Por isso, é extremamente importante procurar auxílio de um profissional de saúde da área para evitar o desenvolvimento de lesões crônicas nos joelhos. Essas lesões podem afetar permanentemente a fisiologia da articulação, além de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

Patologias

É possível citar algumas condições patológicas que podem provocar a dor no joelho. Uma delas é a artrose, que se trata de uma doença crônica que induz uma degeneração da cartilagem da articulação do joelho. Essa degeneração acaba aumentando o contato entre os ossos, o que provoca maior desgaste articular.

Outra condição de saúde que pode ocasionar dor no joelho é a hérnia de disco na região lombar. Essa condição provoca a compressão de raízes de nervos que inervam os membros inferiores, o que pode provocar uma irradiação da dor até a região dos joelhos.

Dessa forma, é extremamente importante procurar um ortopedista o mais cedo possível, logo nos primeiros sinais de dor frequente no joelho. Somente um profissional de saúde devidamente instruído poderá indicar o melhor caminho para evitar a ocorrência de traumas mais sérios.

Gostou de saber mais sobre as causas da dor no joelho? Confira também 5 exercícios para fortalecer o joelho!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *