Como Descobrir as Causas da Dor no Joelho?

postado em: Saúde | 0

Incômodos nos joelhos são muito comuns em indivíduos de todas as idades. Porém, é frequente que essas pessoas negligenciem os cuidados necessários para evitar que evoluam para uma condição crônica. Afinal, muitas vezes elas não sabem exatamente quais são as causas de dores nos joelhos.

Quem sofre com o problema pode ter grandes prejuízos no que se refere à qualidade de vida. Por essa razão, a prática de exercícios e mesmo o acompanhamento médico são considerados fundamentais para evitar lesões na importante articulação.

As causas desse sintoma podem variar muito, sendo influenciadas por fatores como sobrepeso, nível de atividade física ou predisposição genética para patologias, como a artrose. Pensando nisso, preparamos o guia a seguir para explicar o que provoca a dor. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

Sintomas e Prejuízos Causados pela Dor no Joelho

As dores nos joelhos se manifestam quando há um mau funcionamento dessas articulações. Isso pode acontecer devido a traumas em função de uma queda, pancada, doença em curso (como a artrose) ou inflamação.

Algumas pessoas acreditam que a dor no joelho acontece somente na parte da frente, mas não é bem assim. Essa articulação pode ser afetada na área de trás da perna, por isso é preciso estar atento quando as manifestações dolorosas ocorrem em toda a região.

Elas são sentidas em algumas áreas específicas, dependendo do tipo de problema desenvolvido. Além disso, suas causas podem levar a outros sintomas, como:

  • sensação de pontada na articulação;
  • dificuldade para movimentar o joelho;
  • falseios durante as pisadas;
  • aumento da temperatura no local;
  • inchaços e sensibilidade;
  • ruídos, estalos ou rangidos ao caminhar.

Mas não importa quais são as causas de dores nos joelhos, pois em todos os casos elas provocam limitações significativas. Até mesmo atividades simples, como caminhar ou ficar em pé, podem gerar um grande desconforto para o indivíduo.

Quando essas dores se manifestam, é preciso manter repouso, pois existe uma tendência de aumentarem quando se está em movimento. É por isso que os praticantes de atividades físicas ou esportes sentem prejuízos em seus treinos, já que precisam ficar “de molho”.

Mas mesmo as ações e tarefas rotineiras, como subir um degrau, varrer a casa ou cozinhar, se tornam grandes desafios devido aos incômodos. É válido lembrar que, quanto mais agravado o caso, mais intensas são essas manifestações — dependendo das causas das dores nos joelhos, o quadro pode piorar com o passar do tempo.

Principais Causas de Dores nos Joelhos

Conforme explicamos, as causas de dores nos joelhos podem ser muito variadas. A seguir, listamos as principais delas, para que você possa analisar se é o seu caso. Confira!

Condicionamento físico

A falta de condicionamento físico pode ser considerada uma das grandes causas de dores nos joelhos. Indivíduos não treinados que venham a praticar algum tipo de atividade intensa estão propensos a sofrer com dores após o esforço.

Elas podem ser oriundas da falta de condicionamento dos músculos que sustentam a articulação do joelho. Dessa forma, há uma sobrecarga de ligamentos, bursas e meniscos, podendo ocorrer inchaço e dor. Vale citar também que o sobrepeso é um grande fator de risco, sobretudo durante a prática de atividades físicas.

A aplicação de gelo após a observação de inchaço e desconforto é uma medida de extrema importância. A baixa temperatura provocará uma vasoconstrição da região, aliviando a pressão sobre os tecidos, diminuindo o edema e, consequentemente, a dor.

Problemas estruturais

Existem diversas variações anatômicas capazes de interferir diretamente na biomecânica do corpo humano. Algumas delas aumentam os riscos de lesões na articulação do joelho. Esse é o caso do varismo e valgismo exagerados: as duas condições se referem, respectivamente, ao afastamento ou à aproximação excessiva do joelho da linha média do corpo.

Tais variações estruturais acarretam a distribuição desigual de carga sobre as estruturas que compõem o joelho, podendo ocasionar dores e até mesmo lesões. Dessa forma, é importante que as pessoas tenham o acompanhamento de um médico e fisioterapeuta para amenizar os efeitos de suas condições.

Traumas

A negligência em relação à dor de baixa intensidade ao longo da vida pode ser um agravante no que diz respeito ao surgimento de lesões mais sérias. Rupturas ligamentares ou mesmo de estruturas como os meniscos dificilmente ocorrem de maneira abrupta, mas a partir de microlesões graduais que passam a enfraquecer essas estruturas.

Portanto, é extremamente importante procurar o auxílio de um profissional de saúde da área para evitar o desenvolvimento de lesões crônicas nos joelhos. Elas podem afetar permanentemente a fisiologia da articulação, além de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.

Artrose

A artrose também é apontada como uma das causas de dores nos joelhos. Trata-se de uma doença crônica que pode afetar qualquer articulação do corpo humano, caracterizada pela degeneração da cartilagem das articulações.

Essa estrutura tem o importante papel de evitar o contato direto entre os ossos e também atua como um amortecedor natural, impedindo impactos e sobrecargas. Quando ocorre uma degeneração, ela deixa de cumprir suas funções e a estrutura óssea é afetada, desencadeando dores.

Hérnia de disco

Outra condição de saúde que pode ocasionar dor no joelho é a hérnia de disco na região lombar. Apesar da distância entre essas duas estruturas, quando o problema se manifesta na coluna, acaba irradiando para as pernas.

Isso porque tal condição provoca a compressão das raízes dos nervos que se estendem para os membros inferiores. Então, pacientes com quadro de hérnia de disco podem sentir as manifestações dolorosas percorrerem a coxa e irradiarem até a região dos joelhos.

Condromalácia patelar

A condromalácia patelar é uma complicação muito comum da articulação dos joelhos. Ela se caracteriza pelo desgaste da cartilagem da patela — ou seja: da rótula, osso que fica localizado na parte da frente do joelho. Como a quantidade dessa estrutura é reduzida, há um maior atrito e impacto do osso, o que provoca dores.

As causas do desgaste estão relacionadas a diversos fatores, como:

  • excesso de peso corporal;
  • sedentarismo;
  • desalinhamentos do joelho;
  • traumatismos na região;
  • avanço da idade;
  • atividades físicas de alto impacto.

Rompimento de tendão

Entre as estruturas encontradas na articulação do joelho, estão os tendões, que fazem o ligamento com a tíbia e o quadríceps. Quando são acometidos por lesões, temos mais uma das causas de dores nos joelhos.

Os tendões podem sofrer roturas que levam ao rompimento parcial ou completo dessa estrutura. As manifestações dolorosas acontecem em ambos os casos, mas, quanto mais grave for a lesão, mais sintomas ocorrem associadamente e é ainda maior a limitação do indivíduo.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide, assim como acontece com a artrose, pode afetar diferentes partes do corpo, não somente os joelhos. Trata-se de uma doença autoimune que leva o organismo a atacar seus próprios tecidos saudáveis, desencadeando vários sintomas.

Essa inflamação é muito limitante, pois, além das manifestações dolorosas, desencadeia inchaços nas articulações afetadas. O indivíduo tem grande dificuldade para se movimentar e pode perder a força.

Outras possíveis causas das dores nos joelhos são as infecções instaladas nos tecidos dessa articulação e também a gota, uma inflamação que ocorre quando a taxa de ácido úrico no organismo está alta demais.

Mas, independentemente do que está provocando o problema, é muito importante procurar um ortopedista o mais cedo possível, logo nos primeiros sinais da dor. Somente ele pode emitir um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

De toda forma, o uso de órteses e joelheiras ajuda a minimizar o sintoma, melhora a movimentação e protege a articulação. Em muitos casos, previne lesões, evitando a ocorrência de traumas mais sérios.

Como as causas de dores nos joelhos são muito variadas, é fundamental que você não ignore esses incômodos mesmo quando forem sutis. Procure um ortopedista para examinar suas articulações, a fim de evitar quadros mais graves no futuro.

Com certeza você conhece outras pessoas que reclamam de dor no joelho, não é? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos descubram as causas do incômodo!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *