Com o passar dos anos e a falta da prática de atividades físicas a gente vai perdendo a flexibilidade corporal. Essa mudança é totalmente normal, afinal, se você não utiliza certos recursos do corpo eles ficam “enferrujados”.
No entanto, a flexibilidade é muito importante para manter a saúde, rejuvenescer e aumentar a qualidade de vida. Ela ajuda na execução de tarefas simples do dia a dia e dá mais vitalidade tanto nos momentos de trabalho, quanto nos de lazer.
Quer saber como recuperar a sua flexibilidade ou manter o corpo flexível? Então, não deixe de conferir o nosso material até o fim!
O que fazer para melhorar a flexibilidade corporal?
Como visto, o corpo que para de se exercitar perde algumas funções. Por isso, é essencial praticar alguma atividade de modo a aumentar a movimentação. No entanto, a flexibilidade vai muito além disso, entenda a seguir!
1. Alongue-se
Para manter uma boa movimentação dos membros e melhorar a sua flexibilidade é indispensável se alongar. Esses tipos de exercícios preparam os músculos para a prática de esportes e, até mesmo, para as atividades do dia a dia.
Ao se alongar você não somente melhora a flexibilidade corporal, como também evita as cãibras, alivia dores, previne lesões, relaxa o corpo, entre outros benefícios. Entretanto, o alongamento não é milagroso, é preciso praticá-lo diariamente para que os resultados sejam alcançados e ter progressos significativos.
2. Respire corretamente
Você sabia que a respiração correta é uma grande aliada da flexibilidade corporal? Isso acontece porque ela ajuda a relaxar o corpo e, ao fazer isso, fica muito mais fácil de avançar nos exercícios.
Por isso, ao se movimentar durante os alongamentos preste atenção em sua respiração e a utilize a favor da atividade. Ademais, não se esqueça de respirar corretamente ao longo do dia para oxigenar bem todo o seu corpo.
3. Beba água
Beber bastante água ao longo de dia é essencial para a saúde. Ela é essencial em diversas funções do corpo, bem como a flexibilidade. Sem a água o organismo fica em estado de desidratação, um importante fator de risco para lesões.
Quando se bebe água o suficiente, você também ajuda a lubrificar partes do seu corpo, como as juntas e os músculos. Além disso, permite-se que o organismo controle a temperatura por meio da produção do suor.
Quais são os benefícios da flexibilidade?
Agora que já sabe como melhorar a flexibilidade corporal, você pode entender o porquê de ela ser tão vantajosa para a saúde do seu corpo. Confira seus principais benefícios:
- diminui as chances de lesões ao longo de seu dia e na prática de esportes;
- facilita a execução de atividades rotineiras;
- melhora a circulação sanguínea;
- favorece a respiração;
- ajuda a desenvolver maior coordenação motora;
- previne cardiopatias;
- promove a qualidade de vida.
Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e permitir que seu corpo “enferruje”. Tire um tempo para você, invista na flexibilidade corporal, pratique alongamentos, beba bastante água e respire corretamente. Dessa forma, é possível viver melhor e mais feliz!
Gostou de saber um pouco mais sobre como e por que melhorar a flexibilidade corporal? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro das dicas!