Há certo tempo, o uso do celular se limitava a ligações e mensagens de texto de SMS, fazendo com que o tempo de utilização dos aparelhos fosse relativamente baixo.
Porém, com a chegada dos smartphones e seus diversos recursos, ferramentas e aplicativos, o celular passou a nos acompanhar durante todo o dia, sendo praticamente uma extensão de nós mesmos.
+ Os principais tipos de colar cervical e como escolher!
Conversar com amigos e familiares, navegar pelos portais de notícias, pagar contas, explorar as redes sociais… a lista de coisas que podemos fazer com os smartphones é imensa, o que justifica o aumento no tempo de utilização entre pessoas de todas as idades.
Além de prejudicar aspectos como concentração, visão e saúde mental, utilizar o celular de forma excessiva também afeta significativamente o pescoço, dando origem a uma condição chamada text neck (pescoço de digitador, na tradução literal do inglês).
O text neck, também conhecido como síndrome do pescoço de texto, é uma condição causada pelo uso excessivo do celular e outros dispositivos móveis com a cabeça inclinada para baixo por longos períodos.
+ Dicas para melhorar a postura no trabalho
Ao usar o celular, tendemos a inclinar a cabeça para frente, um hábito que pode colocar até 8 kg de pressão sobre a coluna cervical. Quanto maior o ângulo de inclinação da cabeça, maior a pressão exercida no pescoço e coluna.
Agora, imagine carregar esse peso por horas a fio — é o que nosso pescoço sente ao exagerarmos no uso dos smartphones durante o dia.
Segundo uma pesquisa realizada pela startup Rocket Lab, denominada Análise Mobile 2024, os brasileiros gastaram uma média de 3,5 horas por dia utilizando o smartphone durante o ano de 2023.
Embora 3,5 horas não pareçam muito tempo ao considerar às 24 horas do dia, o cenário se torna diferente quando levamos em conta somente o tempo em que nos mantemos acordados — cerca de 16 horas —, fazendo com que esse período represente quase um quarto do dia.
Sintomas do text neck
Os sintomas do text neck podem variar de leves a graves e incluem dor no pescoço, rigidez, dor nos ombros e nas costas, dor de cabeça e, em casos mais severos, dormência ou formigamento nos braços e nas mãos.
A postura inadequada também pode levar ao desgaste precoce dos discos intervertebrais, causando condições mais graves como hérnias discais e artrose.
Esses sintomas podem piorar com o tempo se a postura inadequada não for corrigida, o que pode ser feito com algumas dicas que listamos a seguir:
Como utilizar o celular de forma consciente e prevenir o text neck
Para evitar o text neck ao usar o smartphone, mantenha a postura ereta, elevando o celular à altura dos olhos para evitar inclinar a cabeça. Faça pausas frequentes a cada 30 minutos, levantando-se, alongando o pescoço e fazendo movimentos para relaxar a musculatura.
A atividade física regular também possui um papel fundamental, considerando a importância de fortalecer os músculos do pescoço, costas e ombros com exercícios específicos para prevenir o text neck.
O uso de um suporte ergonômico para celular pode ajudar a manter a postura correta enquanto digita ou assiste a vídeos, principalmente durante períodos mais longos.
+ Saiba o que é tendinite e como se prevenir
Em casos onde a dor e o desconforto prolongados, o recomendado é consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para avaliação e tratamento adequado, que pode incluir medicações para dor e sessões de fisioterapia.
Neste caso, o tratamento fisioterápico contempla exercícios que visam relaxar a musculatura da região cervical, assim como alongamentos e técnicas de analgesia, como a aplicação de equipamentos de ultrassom.
Entretanto, para evitar que o text neck se manifeste novamente, o paciente deve reduzir o tempo de utilização do celular e se atentar à postura correta enquanto utiliza o aparelho.
+ Os benefícios do alongamento diário
SalvaPé: qualidade e tecnologia em produtos ortopédicos
Unindo pioneirismo e tradição desde 1938, a SalvaPé lidera o mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ O que é hérnia de disco: entenda os sintomas e tratamentos
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação ortopédica.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Confira tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e veja onde encontrar: acesse nosso site e saiba mais!