Ter ossos fortes e saudáveis é um aspecto de enorme importância durante toda a nossa vida, já que garante sustentação, movimento e proteção dos órgãos vitais do corpo, entre outros fatores diretamente ligados à qualidade de vida e também ao envelhecimento saudável.
+ Cuidando da saúde dos ossos: como prevenir a osteoporose?
Entre diversos elementos fundamentais para a saúde óssea, temos a vitamina D, que exerce uma enorme importância na prevenção de problemas ligados aos ossos, como osteoporose, raquitismo e osteomalácia, entre outras condições.
A importância da vitamina D para a saúde óssea
Veja a seguir de que forma os níveis de vitamina D no organismo influenciam na saúde dos ossos:
Aumenta a absorção de cálcio e fósforo
A vitamina D se liga a uma proteína no intestino chamada calbindina, que atua como um transportador de proteína de ligação ao cálcio, facilitando a absorção de cálcio e fósforo dos alimentos.
Sem a vitamina D suficiente, apenas 10-20% do cálcio e fósforo dos alimentos são absorvidos pelo organismo.
Promove a mineralização óssea
Outra função importante da vitamina D no organismo é a conversão de osteoblastos (células que constroem ossos) em osteócitos (células maduras dos ossos). Os osteócitos depositam minerais nos ossos, tornando-os mais fortes e densos.
+ Conheça os tratamentos para osteoporose na coluna
Consequências da falta de vitamina D para os ossos
Raquitismo em crianças
O raquitismo é uma doença que causa amolecimento e fraqueza dos ossos em crianças. Os sintomas do raquitismo incluem deformidades ósseas, dor óssea, fraqueza muscular e crescimento lento.
Osteomalacia em adultos
Doença que causa amolecimento e fraqueza dos ossos em adultos, a osteomalácia tem sintomas que incluem dor óssea, fraqueza muscular e dificuldade para andar.
Osteoporose
A osteoporose é uma condição em que os ossos se tornam frágeis e propensos a fraturas. A falta de vitamina D no organismo contribui para a perda de densidade óssea, aumentando consideravelmente o risco de osteoporose.
+ Saiba o que é tendinite e como se prevenir
Quais os fatores de risco para a falta de vitamina D?
Existem certos fatores que podem dificultar a obtenção dos níveis adequados de vitamina D no organismo. Entre eles, está a baixa exposição ao sol, já que a principal fonte de vitamina D é a luz solar.
Neste caso, pessoas que vivem em climas com pouca luz solar ou que passam pouco tempo ao ar livre têm maior risco de deficiência de vitamina D.
Indivíduos com pele escura também estão incluídos nos fatores de risco para a deficiência de vitamina D. Isso ocorre devido à melanina na pele escura, que bloqueia a produção de vitamina D pela luz solar.
Assim, pessoas com pele escura precisam de mais exposição ao sol para obter vitamina D suficiente.
A idade também se torna um fator de risco, já que a capacidade do corpo de produzir vitamina D diminui com o passar dos anos.
+ Entenda o que é a osteoporose e quais os riscos dela para a coluna
Como aumentar os níveis de vitamina D no organismo?
Exposição ao sol
A melhor maneira de obter vitamina D é através da exposição ao sol. Em geral, 10 a 15 minutos de exposição ao sol por dia são suficientes para a maioria das pessoas, mas fatores como idade, cor da pele e clima podem influenciar neste aspecto.
Alimentação
Alguns alimentos são ricos em vitamina D, como peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), gema de ovo e cogumelos fortificados.
No entanto, em casos onde o indivíduo apresenta déficit de vitamina D, a dieta dificilmente será suficiente para restabelecer os níveis desejados.
Suplementação
Em muitos casos, a suplementação de vitamina D pode ser necessária para pessoas que não obtêm vitamina D suficiente do sol ou da dieta. Porém, é necessário conversar com o médico para receber orientações sobre a maneira correta de suplementar a vitamina D.
SalvaPé, líder em produtos ortopédicos
A melhor escolha em produtos ortopédicos é aqui! Liderando o mercado ortopédico brasileiro, a SalvaPé oferece centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ Benefícios da musculação na terceira idade
Fundada em 1938, a SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Descubra mais sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e saiba onde encontrar: acesse nosso site e veja mais!