Conheça os Tratamentos para Osteoporose na Coluna

postado em: Saúde | 0

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a osteoporose, doença que atinge mais de 15 milhões de brasileiros, que deixa os ossos mais frágeis, podendo se quebrar com pequenos traumas. As fraturas típicas da osteoporose são as que acontecem na coluna, no quadril, punho e menos frequentemente em úmero.

As fraturas que vão ocorrendo na coluna podem levar a um quadro de dor aguda e intensa, em casos de quedas ou traumas, ou passam quase desapercebidas no caso de micro-fraturas. A consequência, em geral, é a piora da postura com o desenvolvimento de gibosidade (concunda). Sabendo disso, não podemos deixar de falar sobre tratamento para osteoporose na coluna.

Tratar essa condição é essencial para evitar complicações graves e danos permanentes para o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Neste post separamos informações relevantes sobre a osteoporose na coluna e métodos eficientes de tratamento para que você aprenda a solucionar esse problema. Acompanhe!

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença que atinge a estrutura óssea, deixando-a porosa, mais fraca, podendo se quebrar com pequenos traumas. Ela consiste basicamente no desequilíbrio da formação do osso, em que as células que retiram tecido velho ficam mais ativas, enquanto as responsáveis pela reposição da massa óssea perdida não conseguem atuar na mesma velocidade.

Mais frequente entre as mulheres, essa patologia costuma se desenvolver com o avançar da idade, visto que, nessa fase, há uma queda natural na produção de hormônios necessários para proteger os ossos — com destaque para o estrogênio.

A Dra. Pérola Grinberg Plapler, Diretora da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HC-FMUSP), explica que algumas doenças e o sedentarismo também são fatores de risco para o surgimento da osteoporose.

Por isso, é muito importante manter uma vida saudável, com alimentos ricos em cálcio, praticar atividades físicas, principalmente exercícios de musculação, e se expor ao sol por curtos períodos, sem filtro solar, ou fazer uso de vitamina D, tanto para prevenir quanto para tratar essa condição.

O que é a osteoporose na coluna?

O diagnóstico pode ser feito por exame de densitometria que pode mostrar baixa massa óssea na coluna ou no quadril, que são os locais avaliados, mas que representam o que acontece em qualquer local do corpo. Sempre que tem osteoporose, existe maior risco de fraturas.

“Por causa das fraturas e das micro-fraturas, as vértebras ficam cada vez mais achatadas, principalmente na região anterior, deixando as pessoas cada vez mais corcundas”, cita a Dra. Pérola.

Em caso de quedas ou lesões mais graves, os pacientes podem sofrer fraturas maiores e mais intensas, que são extremamente dolorosas. Dependendo da fragilidade dos ossos, um simples espirro ou uma tosse podem resultar em fratura da coluna.

Quais são os sinais e sintomas da osteoporose na coluna?

A osteoporose evolui gradativamente levando a:

  • dores agudas e crônicas;
  • fraturas recorrentes;
  • problemas de postura;
  • surgimento de corcunda;
  • diminuição da altura.

Quais são os tipos de tratamento para osteoporose na coluna?

O tratamento para osteoporose é generalizado: ele é o mesmo para tratar a doença em toda a estrutura óssea. Além disso, ela não tem cura, mas todos os métodos que serão citados a seguir são importantes para prevenir que a doença progrida.

Medicamentos

Existem vários medicamentos que podem ser utilizados para aumentar a formação óssea ou diminuir a retirada de tecido velho. Eles são formadores ou anti-reabsortivos, e funcionam aumentando a quantidade de ossos mais fortes e saudáveis, o que diminui as chances de fraturas.

Suplementação

A suplementação com cálcio e vitamina D também é fundamental em caso de osteoporose, especialmente quando há uma baixa ingestão desses nutrientes por meio da dieta.

O cálcio é muito importante para diversos processos fisiológicos do organismo, a exemplo da contração muscular, da liberação de neurotransmissores e da condução de impulsos nervosos.

Se a concentração sanguínea desse mineral cai, o esqueleto — que funciona como uma reserva de cálcio — começa a ser destruído para repor a quantidade ideal desse nutriente no sangue e permitir que você continue vivo.

Quanto à vitamina D, formada durante a exposição ao sol: ela é um coadjuvante para a absorção efetiva do cálcio pelo intestino. “Se você não tem vitamina D, não consegue absorver o cálcio que ingeriu”, destaca a Dra. Pérola. Isso significa que a reposição por meio da suplementação também é essencial.

Exercício físico

Praticar uma atividade física é um dos métodos mais efetivos para proteger e recuperar sua massa óssea. Estudos já comprovaram que o impacto gerado no esqueleto por um exercício estimula a formação dos ossos, o que diminui a incidência da osteoporose.

Colete

O único tratamento específico para osteoporose na coluna é o uso de colete. Pessoas com fraturas nas vértebras são beneficiadas pelo uso desse acessório médico que ameniza as dores agudas do quadro.

Além disso, o equipamento também é um importante estabilizador para cifose torácica e outras alterações na postura decorrentes da doença, melhorando o equilíbrio durante a locomoção.

No entanto, é preciso prestar atenção quanto à forma correta de utilização do colete. Segundo a Dra. Pérola, “o uso do colete não deve ser algo constante, de modo a evitar a atrofia da musculatura, mas suficiente para ter analgesia e conseguir se movimentar”.

Quando o assunto é tratamento para osteoporose na coluna, portanto, devemos destacar a ação sinérgica das atividades físicas, a suplementação com cálcio e vitamina D, o uso de medicamentos e do colete. Essas também são ótimas medidas de prevenção da doença e suas complicações.

Como funcionam os coletes de biofeedback?

Órteses de reeducação postural e fortalecimento dorsal com sistema de biofeedback são os mais indicados para pacientes com fratura vertebral, cifose torácica e outros quadros de alteração de postura causados pela osteoporose.

Sabendo das graves consequências dessa patologia, a SalvaPé desenvolveu o Colete Comfort® — uma órtese inovadora, que proporciona uma postura mais ereta e melhorias no equilíbrio durante a locomoção assim que o paciente a veste.

Aliás, esse não é um corretor postural comum. Além de atuar na reeducação postural e gerar benefícios para a movimentação, ele também age no fortalecimento da musculatura dorsal. Tudo isso é possível graças à Tecnologia BioReflex®, um sistema de biofeedback que provoca um reflexo natural de contração na musculatura sempre que o paciente assume uma postura incorreta.

Com a postura alinhada e músculos mais fortes, é possível prevenir e recuperar fraturas, ter equilíbrio nos movimentos do dia a dia e sentir um alívio imediato das dores — benefícios que permanecem ao longo do tempo. Assim, você vai ter a sensação de segurança e conforto que precisa.

Viu só como existem diversos métodos de tratamento para osteoporose na coluna? Procure seu médico e siga todas as orientações corretamente. Esse é o segredo para evitar que essa doença evolua e prejudique ainda mais a sua qualidade de vida.

Gostou de saber mais sobre o assunto e tem interesse no Colete Comfort®? Entre em contato conosco e adquira já o seu!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *