Text Neck e Dor no Pescoço: Saiba como Aliviar e Evitar esse Problema!

postado em: Estilo de Vida | 0

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum passar muitas horas conectado à internet, seja por meio de um smartphone, seja por meio de um tablet, seja por meio de outro aparelho eletrônico portátil. O problema desse hábito é que a postura em que as pessoas permanecem durante o uso desses dispositivos não é adequada, o que pode resultar em dor no pescoço.

Condição denominada de síndrome text neck, esse é mais um dos males para a saúde gerados pela vida moderna e pelo uso desenfreado de recursos tecnológicos em nossas vidas — embora a tecnologia tenha trazido diversos benefícios, quando utilizada de forma incorreta, ela pode ser prejudicial.

Pensando nisso, fizemos este post para explicar um pouco mais sobre essa síndrome e sobre o seu tratamento para aliviar os sintomas. Confira!

O que é a Síndrome Text Neck?

O termo “text neck”, no português “pescoço de texto”, é utilizado para descrever as alterações posturais na cervical provocadas devido ao uso de smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos portáteis — e faz referência ao hábito de digitar freneticamente sem tirar os olhos da tela.

Entre os sinais e sintomas mais comuns desse problema, estão as dores no pescoço, assim como contratura e espasmos musculares na cervical e próximo ao ombro, mais especificamente na região do músculo trapézio.

Como consequência disso, o paciente pode apresentar dificuldades em executar tarefas do dia a dia, fazer exercícios e, até mesmo, pegar no sono — um ciclo que prejudica o seu bem-estar e a qualidade de vida.

Qual a causa Desse Problema?

Como visto, um dos principais motivos da dor no pescoço é o uso excessivo de smartphones e tecnologias portáteis. Com um aparelho na palma das mãos, as pessoas inclinam o pescoço para frente, em vez de o dispositivo ser colocado na linha dos olhos.

Por ficar com uma postura inadequada durante muitas horas do dia, a pessoa acaba com a região da coluna cervical sobrecarregada, e ocorre a compressão excessiva das partes traseira e frontal do pescoço, o que provoca a dor e o desconforto muscular no local.

Como Aliviar a Dor?

O tratamento para a dor no pescoço associada à síndrome text neck inclui medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares e pomadas anestésicas, assim como o uso de corretores posturais e sessões de fisioterapia.

O tratamento fisioterápico pode contemplar exercícios para relaxar a musculatura da região cervical, alongamentos, com movimentos circulares e elevação do queixo, e técnicas de analgesia, como aplicação de equipamentos de ultrassom.

Para evitar que o problema volte, o paciente deve passar menos tempo no celular e aprender a utilizá-lo com a postura correta — o ideal é que o aparelho esteja sempre na altura dos olhos, mantendo o pescoço ereto.

Caso contrário, a condição pode se agravar, e a dor muscular pode evoluir para problemas mais sérios, como uma tendinite, um estiramento ou, até mesmo, uma hérnia de disco.

Cuide da sua saúde: assim que sentir uma dor no pescoço, procure um médico e um fisioterapeuta para receber as recomendações e o tratamento adequado para se livrar dos sintomas da síndrome text neck — isso é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida.

Você já passou por esse problema? Deixe um comentário no post contando a sua experiência. Até mais!

Powered by Rock Convert
Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *