O joelho é uma das articulações mais importantes e complexas do corpo humano, sendo composto por ligamentos, tendões, patela e menisco, que juntos fornecem a movimentação necessária para conseguirmos andar, caminhar, subir escadas e realizar diversas atividades do dia a dia.
+ Afinal, o que é a dor no joelho e como podemos tratá-la?
Diante de possíveis lesões, deformações, presença de corpos estranhos (fragmentos de ossos, por exemplo) ou em decorrência do desgaste excessivo dos ossos, ou tendões que fazem parte da articulação, existem casos onde a cirurgia de joelho é recomendada para que o paciente possa voltar a realizar suas atividades de rotina, inclusive retornar à prática esportiva.
Claro, a cirurgia de joelho é indicada em casos onde os tratamentos não-invasivos, como medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia, não apresentam os resultados desejados em relação à recuperação da mobilidade, redução de dores e outros aspectos que influenciam diretamente na qualidade de vida do paciente.
Os principais tipos de cirurgia de joelho
Agora, chegou a hora de aprender mais sobre os principais tipos de cirurgia de joelho, assim como suas respectivas indicações e procedimentos. Veja a seguir:
Artroscopia
A artroscopia de joelho é um procedimento considerado revolucionário para a cirurgia ortopédica, pois consegue auxiliar tanto no diagnóstico como no tratamento de diversos problemas da articulação, como lesão ligamentar e dos meniscos, luxação patelar e outras condições.
Por meio de um instrumento chamado artroscópio, é possível visualizar o interior do joelho de forma minimamente invasiva e ágil (a média de duração do procedimento é de uma hora), oferecendo ao paciente uma recuperação rápida e menos dolorosa.
Meniscectomia
Um procedimento bastante comum, a meniscectomia envolve a remoção parcial ou total do menisco lesionado. Porém, com o intuito de preservar a anatomia e funcionalidade do joelho, a meniscectomia total se tornou um procedimento raro, sendo preferível atualmente suturar ou remover parcialmente o menisco.
Também realizada pela artroscopia, a meniscectomia pode ser indicada quando há lesões na área central do menisco ou em caso de cirurgias não-satisfatórias realizadas anteriormente. Tanto a meniscectomia total ou parcial são procedimentos que oferecem recuperação rápida aos pacientes, que recebem alta no mesmo dia.
+ Imobilizador de joelho: como escolher o melhor para você?
Reconstrução do LCA e LCP
As cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) e ligamento cruzado posterior (LCP) são procedimentos que costumam ser indicados em casos de torções, quedas ou lesões causadas durante a prática esportiva, principalmente em esportes que exigem bastante da articulação, como futebol e artes marciais.
Na reconstrução ligamentar, é utilizado enxerto — que pode ser obtido a partir do tendão patelar, tendões isquiotibiais, localizados na parte posterior da coxa, tendão do quadríceps ou de banco de tecidos — para substituir o ligamento lesionado.
Após o procedimento, que também é realizado por meio de artroscopia, é imprescindível que o paciente realize sessões de fisioterapia, para recuperar gradativamente a força e movimento da articulação para retornar às atividades.
Artroplastia
A artroplastia é uma cirurgia de joelho na qual cartilagem, fêmur ou tíbia são substituídos parcialmente, ou totalmente por próteses, geralmente metálicas ou produzidas a partir de plástico polietileno.
Na maioria dos casos, a artroplastia é indicada para reduzir dores, corrigir deformidades e instabilidade para pacientes que não obtiveram resultados positivos com os tratamentos conservadores anteriormente.
Osteotomia
Bastante comum na terceira idade, a osteotomia é um procedimento que tem como objetivo corrigir o mau alinhamento dos joelhos, reduzir a dor crônica e melhorar a distribuição do peso nas articulações, por meio de um pequeno corte no fêmur ou na tíbia.
Em casos onde a osteotomia é recomendada, o mau alinhamento do joelho pode ter causa fisiológica e também pode decorrer devido a fraturas ou doenças degenerativas do joelho, como a artrose.
+ Dores nas pernas: descubra as causas e tratamentos!
SalvaPé, a sua melhor escolha!
Fundada em 1938, a SalvaPé é a marca líder do mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação.
+ Saiba quais são os principais tipos de fratura
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.Descubra tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e saiba onde encontrar: acesse nosso site e confira!