O joanete é uma deformidade localizada próximo ao dedão que acontece com maior frequência entre as mulheres. Causado por alterações genéticas ou devido a esforços desproporcionais sobre os pés, ele resulta em alguns sintomas, como dor, inchaço, desvio dos dedos e dificuldades para caminhar. Você sofre com esse problema e quer descobrir como aliviar a dor do joanete?
No post de hoje, reunimos 4 dicas simples de como tratar esse problema em casa. Continue a leitura e descubra como amenizar esses sintomas tão desagradáveis e evitar agravos nessa condição. Vamos lá?
1. Invista em Protetores Específicos para Joanete
Utilizar pequenas almofadas protetoras em gel que são projetadas para amortecer o joanete e reduzir o atrito dessa estrutura com o sapato é uma ótima alternativa para amenizar as dores.
Esses produtos podem ser encontrados em duas diferentes versões, uma para ser aplicada no calçado e outra que encaixa no pé. A maioria delas pode ser cortada no formato e no tamanho necessários para o seu problema.
2. Use Sapatos Confortáveis
Escolher o sapato certo para acomodar os seus pés é uma ótima estratégia de como aliviar a dor do joanete. Afinal, todo o peso do corpo é colocado sobre os pés, os quais precisam estar confortáveis para não piorar ainda mais a sua condição.
Por isso, vale repensar um pouco os seus gostos. É claro que toda mulher fica poderosa em um salto alto de bico fino, mas toda essa altura faz muita pressão sobre as articulações, incluindo a região do joanete.
Então, se possível, opte sempre por um tênis confortável e compatível com a anatomia do seu pé. Se, mesmo assim, você não conseguir abandonar os saltos, escolha os modelos arredondados e de salto grosso, de altura de média a baixa — isso vai ajudar a diminuir a sua dor.
3. Faça Compressas Geladas
Aplicar gelo sobre os seus joanetes é outra medida eficaz para melhorar os seus sintomas — e não as famosas compressas de água quente, como muita gente acredita.
Isso acontece porque a temperatura mais baixa ajuda a diminuir a inflamação das articulações. Colocar o seu pé na água quente pode até reduzir os sintomas momentaneamente, no entanto, isso vai fazer com que seu pé inche e doa ainda mais no dia seguinte.
4. Utilize uma Órtese Ortopédica para Joanetes
Por fim, uma grande aliada na luta contra os sintomas do joanete é a órtese ortopédica que, geralmente, é utilizada durante a noite. Esse tipo de produto faz pressão a articulação e dedo de forma a diminuir a deformidade e impedir seu aumento, o que resulta no alinhamento progressivo dos tecidos.
Um exemplo de órtese para joanetes é a Augusta Hálux Valgo da SalvaPé. Um produto confortável e de fácil utilização recomendado tanto no tratamento conservador de joanete quanto no pós-operatório.
Fazer o tratamento adequado para joanete é fundamental para aliviar os sintomas e evitar complicações. A falta de cuidados pode resultar em patologias na região, como bursite e metatarsalgia, que também causam muita dor e apresentam um tratamento mais longo e complicado.
E aí, gostou de descobrir as melhores formas de como aliviar a dor do joanete? Então, não deixe de aplicar nossas dicas no seu dia a dia para diminuir os riscos de lesões ainda piores nos seus pés.
Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e encontre os produtos certos para proteger o seu joanete.