Como Aliviar a Dor do Joanete: 4 Ações que Podem ser Feitas em Casa!

postado em: Ortopedia | 0

O joanete é uma deformidade localizada próximo ao dedão que acontece com maior frequência entre as mulheres. Causado por alterações genéticas ou devido a esforços desproporcionais sobre os pés, ele resulta em alguns sintomas, como dor, inchaço, desvio dos dedos e dificuldades para caminhar. Você sofre com esse problema e quer descobrir como aliviar a dor do joanete?

No post de hoje, reunimos 4 dicas simples de como tratar esse problema em casa. Continue a leitura e descubra como amenizar esses sintomas tão desagradáveis e evitar agravos nessa condição. Vamos lá?

1. Invista em Protetores Específicos para Joanete

Utilizar pequenas almofadas protetoras em gel que são projetadas para amortecer o joanete e reduzir o atrito dessa estrutura com o sapato é uma ótima alternativa para amenizar as dores.

Esses produtos podem ser encontrados em duas diferentes versões, uma para ser aplicada no calçado e outra que encaixa no pé. A maioria delas pode ser cortada no formato e no tamanho necessários para o seu problema.

2. Use Sapatos Confortáveis

Escolher o sapato certo para acomodar os seus pés é uma ótima estratégia de como aliviar a dor do joanete. Afinal, todo o peso do corpo é colocado sobre os pés, os quais precisam estar confortáveis para não piorar ainda mais a sua condição.

Por isso, vale repensar um pouco os seus gostos. É claro que toda mulher fica poderosa em um salto alto de bico fino, mas toda essa altura faz muita pressão sobre as articulações, incluindo a região do joanete.

Então, se possível, opte sempre por um tênis confortável e compatível com a anatomia do seu pé. Se, mesmo assim, você não conseguir abandonar os saltos, escolha os modelos arredondados e de salto grosso, de altura de média a baixa — isso vai ajudar a diminuir a sua dor.

3. Faça Compressas Geladas

Aplicar gelo sobre os seus joanetes é outra medida eficaz para melhorar os seus sintomas — e não as famosas compressas de água quente, como muita gente acredita.

Isso acontece porque a temperatura mais baixa ajuda a diminuir a inflamação das articulações. Colocar o seu pé na água quente pode até reduzir os sintomas momentaneamente, no entanto, isso vai fazer com que seu pé inche e doa ainda mais no dia seguinte.

4. Utilize uma Órtese Ortopédica para Joanetes

Por fim, uma grande aliada na luta contra os sintomas do joanete é a órtese ortopédica que, geralmente, é utilizada durante a noite. Esse tipo de produto faz pressão a articulação e dedo de forma a diminuir a deformidade e impedir seu aumento, o que resulta no alinhamento progressivo dos tecidos.

Um exemplo de órtese para joanetes é a Augusta Hálux Valgo da SalvaPé. Um produto confortável e de fácil utilização recomendado tanto no tratamento conservador de joanete quanto no pós-operatório.

635-1 - Augusta Hálux Valgo da SalvaPé

Fazer o tratamento adequado para joanete é fundamental para aliviar os sintomas e evitar complicações. A falta de cuidados pode resultar em patologias na região, como bursite e metatarsalgia, que também causam muita dor e apresentam um tratamento mais longo e complicado.

E aí, gostou de descobrir as melhores formas de como aliviar a dor do joanete? Então, não deixe de aplicar nossas dicas no seu dia a dia para diminuir os riscos de lesões ainda piores nos seus pés.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato conosco e encontre os produtos certos para proteger o seu joanete.

Powered by Rock Convert
Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *