O número de pessoas que estão aderindo à corrida de rua não para de crescer — e isso é muito bom! Esse exercício físico ajuda a perder peso, fortalece os músculos e contribui para ter uma vida mais saudável, tudo isso de forma acessível, sem precisar de muitos gastos ou lugar específico para os treinos. Todavia, antes de começar, é preciso conhecer quais são os tipos de lesões comuns em corredores de rua e os cuidados necessários para evitar que você se machuque.
No post de hoje, separamos as 4 lesões mais frequentes nessa classe de esportistas e algumas dicas de como prevenir cada uma delas. Afinal, com dor, você não vai conseguir correr e pode, inclusive, precisar abandonar o esporte. Continue a leitura e descubra como se proteger. Vamos lá?
1. Fascite Plantar
Esse problema atinge cerca de 20% dos corredores e é definido como a inflamação do tecido que reveste a planta do pé. Entre as suas causas estão o excesso de peso, erros de execução durante a corrida e alterações no formato do pé.
No último caso, o uso de palmilhas personalizadas ajuda a controlar a doença. Além disso, começar pelas caminhadas e fazer dieta para perder peso mais rápido, assim como procurar orientação para correr adequadamente, são medidas que contribuem para prevenir o problema.
Diminuir a intensidade dos treinos, respeitar o período de repouso, evitar correr em terrenos irregulares, fazer aquecimentos e alongamentos também diminui as chances de desenvolver fascite plantar.
2. Tendinite
A tendinite é uma lesão gerada pelo excesso ou aumento repentino de atividades físicas, especialmente quando a prática está associada ao uso de calçados de baixa qualidade e treinos em terrenos inadequados.
A mais comum entre os corredores é a tendinite no Tendão de Aquiles, que provoca dores no calcanhar, especialmente ao subir escadas. Em situações mais graves o problema gera limitação dos movimentos e muita dor, mesmo quando em repouso.
As medidas preventivas são simples e incluem o uso de um modelo de tênis firme, estável e com amortecedores, correr somente em pisos regulares, não exagerar na quilometragem diária e fazer alongamentos nos músculos posteriores da perna, com destaque para a panturrilha.
3. Entorse
Torcer o tornozelo é uma das lesões comuns em corredores de rua. Além das dores agudas, ela pode causar a hiperextensão, ruptura parcial ou total dos ligamentos, problemas que podem afastar o corredor das pistas por meses.
Escolher bem o local das corridas para evitar lesões é a principal medida de proteção contra os entorses, visto que buracos e irregularidades nas ruas estão diretamente relacionadas com o problema.
4. Canelite
A dor na região da canela é chamada de canelite e pode ocorrer durante a corrida ou após seu término. Essa inflamação nos músculos e tendões ao redor do osso da perna, chamado tíbia, é causada principalmente pelo excesso de treinos.
Por isso, respeite os limites do seu corpo, faça musculação e alongamentos para fortalecer as pernas e invista em um bom tênis para corridas. Dessa forma, você consegue evitar que esse problema aconteça.
Agora que você já sabe quais são as lesões comuns em corredores de rua e como se prevenir, não deixe de seguir nossas dicas! Somente assim é possível proteger o seu corpo de problemas e garantir a continuidade das corridas.
Quer ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos? Siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram e YouTube — e aproveite!