Dores no Joelho ao Fazer Agachamento: Sugestões de como Aliviá-las.

Embora seja um ótimo exercício para trabalhar músculos como o quadríceps, posteriores de coxas e glúteos, muita gente sente dor no joelho ao fazer agachamento. Agachar é um movimento muito comum na academia e até mesmo nas tarefas do dia a dia, e deve ser feito sem gerar nenhum tipo de dor. 

Você já sentiu esse sintoma durante o treino? No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como corrigir os problemas que podem causar dores para preservar as suas articulações. Vamos lá? 

Prepare os músculos antes de iniciar o exercício

Antes de começar a agachar, é muito importante fazer alguns exercícios de aquecimento para preparar os músculos para a carga que será recebida.

Você pode fazer exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou bicicleta, e também alguns alongamentos, principalmente aqueles que trabalham os quadríceps, que são os músculos que sustentam os joelhos. 

Por fim, aplicar estratégias que ajudam a soltar os músculos, como massagens na região, também são importantes para evitar problemas nas articulações. 

Afinal, quando os músculos estão muitos tensionados, isso pode prejudicar a execução do movimento e provocar a indesejável dor no joelho ao fazer agachamento. 

Melhore a mobilidade do tornozelo

O agachamento é um movimento que exige boa mobilidade dos membros inferiores — sem deixar de lado os tornozelos, região muitas vezes esquecida durante os treinos.

Se as suas panturrilhas estiverem muito sobrecarregadas e tensionadas durante o agachamento, isso vai impedir que você agache com perfeição. Por isso, melhorar a mobilidade desse músculo é essencial. 

Faça rotações controladas do tornozelo: 3 séries de 20 movimentos com cada perna antes de iniciar o agachamento para permitir que você execute o movimento de forma correta. 

Outra opção de exercício inclui puxar a ponta dos pés em direção à canela por cerca de 60 segundos — esse é um ótimo movimento para fortalecer e aumentar a flexibilidade dos tornozelos.

Utilize joelheiras

Utilizar produtos ortopédicos específicos, mais conhecidos como joelheiras, é uma das melhores estratégias para evitar dor no joelho ao fazer agachamento.

As joelheiras garantem a estabilidade dessa articulação durante os exercícios, o que impede que movimentos realizados durante o treino acabem provocando danos no seu joelho. 

Os produtos ortopédicos podem ser utilizados tanto como forma de prevenção, antes das dores aparecerem, quanto para aliviar os sintomas depois que eles já surgiram.

Se você já está com esse tipo de dor, fique atento à forma como você está realizando o exercício e se preparando para fazê-lo — muitas vezes, erros de execução são as principais causas de dores e lesões.

Vale destacar aqui a importância de contar com um educador físico durante os treinos para que todos os exercícios sejam feitos em segurança. 

Além disso, não deixe de procurar ajuda médica para que o profissional avalie o seu caso e recomende a melhor joelheira para proteger as suas articulações.

Sentir dor no joelho ao fazer agachamento não é algo normal e as medidas adequadas devem ser tomadas para cessar esse problema antes que ele se agrave — utilizar joelheira é, certamente, uma delas. 

E aí, o que achou deste post? Aproveite que já está por aqui e descubra quais são os três principais tipos de joelheiras ortopédicas para diferentes situações. Até mais! 

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *