De acordo com a Escola Médica de Harvard (Estados Unidos), cerca de 50% das pessoas entre 25 e 75 anos desenvolvem algum tipo de problema no joelho. O agravo pode ser ocasionado por diversos motivos, como excesso ou falta de exercícios físicos e doenças. Nesse cenário, muitas pessoas procuram por imobilizador de joelho com o objetivo de tratar suas dores.
Para aprofundar mais sobre o assunto, entrevistamos o Doutor Marcos Cardoso (Ortopedista do HCor de São Paulo) que vai ajudar a esclarecer melhor esse assunto. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!
Saiba para que serve e quem deve usar os imobilizadores de joelhos
Antes de tudo, é preciso ressaltar que existem diversas origens, tanto para as dores nos joelhos quanto nas pernas. Podem ser:
- artrose (ortopedia), tipo de desgaste mais comum em pessoas de idade;
- problema vascular (circulação);
- ciática (nervos), que irradia para a parte posterior da coluna.
Sendo assim, o imobilizador de joelho é um tipo de tratamento que serve para dar firmeza à musculatura. Por exemplo, ele pode auxiliar na recuperação de pessoas com ruptura de ligamento cruzado. No entanto, para outros casos, o imobilizador pode piorar a recuperação — uma vez que dificulta o retorno sanguíneo.
Por isso, é fundamental conversar com o seu médico, que conhece a sua rotina e pode indicar o melhor tratamento para cada dor ou desconforto.
Conheça os principais tipos de imobilizadores de joelhos
Imobilizador de joelho Salvapé Lite Support
Ele é indicado para a instabilidade das artroses, artrite reumatoide e para afecções traumáticas do joelho. Mediante a prescrição médica, ele substitui o aparelho gessado. Ele é feito com espuma com pluma especial, com fechos aderentes e que possibilitam diversos ajustes para o conforto do paciente.
As laterais (tanto interna quanto externa) têm um jogo com quatro bainhas, que possibilitam que as barbatanas de duralumínio se posicionem lateralmente ao joelho e reduzam a mobilidade.
Imobilizador de joelho fixo
Ele é indicado quando há afecções traumáticas do joelho (substitui o aparelho gessado). Ideal para quem tem instabilidade da artrose e artrite reumatoide e para treinos de ortostatismo em lesões paralíticas de membros inferiores.
O tecido é feito com espuma, tem fechos aderentes e elástico resistente. Também tem barbatanas de duralumínio e laterais de polietileno.
Imobilizador de joelho com trava
Ele é indicado no pós-operatório de ligamentoplastia (tratamento de lesões do ligamento). O imobilizador de joelho com trava é feito de plástico semi-rígido e tem fechos aderentes, além de barbatanas de duralumínio. Ele proporciona uma articulação livre, mas com bloqueio em extensão.
Imobilizador de joelho articulado
O imobilizador de joelho articulado é indicado para substituição do aparelho gessado, em casos de afecções traumáticas do joelho. Ele proporciona o tratamento auxiliar das artropatias dos hemofílicos e é utilizado em casos de pós-operatório (quando há a necessidade de imobilização em flexão).
Ele é feito com espuma e tecido e as suas barbatanas são de duralumínio. Também tem fechos aderentes e uma cinta para compressão do joelho — o ângulo de flexão é graduável de 0° a 90°.
Imobilizador parcial de joelho
O imobilizador parcial de joelho é indicado para afecções traumáticas. Também é indicado na prevenção do reaparecimento dos sintomas anteriores e reeducação nos casos de sequelas dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), artrite reumatoide, artrose e pós-operatório de paralisia cerebral.
Ele é feito com tecido com espuma e elástico resistentes e tem barbatanas de duralumínio. Também tem uma cinta elástica e fecho aderente.
Imobilizador de joelho com suporte hiperextensão
Ele é indicado para a instabilidade crônica ou para o tratamento conservador de ruptura do ligamento cruzado. Ele tem ação de imobilização no pós-operatório do ligamento cruzado posterior.
O imobilizador de joelho com suporte hiperextensão tem almofada ajustável de anteriorização da tíbia. Assim, ele proporciona o alívio de pressão no ligamento e na articulação patelo-femural. Dessa maneira, promove um menor tempo de recuperação.
Imobilizador de joelho fixo brig Salvapé
Ele é indicado para afecções traumáticas do joelho e substitui o aparelho gessado. Também é indicado para a instabilidade da artrite reumatoide, artrose e em treinos de ortostatismo em lesões paralíticas de membros inferiores.
Ele tem tecido com espuma, fechos aderentes e elástico resistente. Além disso, tem barbatanas de duralumínio e laterais de polietileno.
Veja como escolher o imobilizador ideal para o seu caso
Os imobilizadores de joelho são ótimos aliados no tratamento de diversos problemas. Eles auxiliam nas recuperações das lesões por meio do calor corporal e da compressão. No entanto, é fundamental o acompanhamento de um médico nessa escolha para ter a certeza de encontrar o produto ideal.
Assim, se você passou por uma cirurgia, muito provavelmente, o seu médico já vai indicar o melhor tipo de imobilizador para você. Se esse não for o seu caso, é fundamental marcar uma consulta médica para explicar o seu problema, as suas dores e queixas para que o profissional solicite os exames adequados (se necessário) e possa indicar o melhor produto para o seu caso.
Isso porque, se você escolher o acessório errado para o tratamento de lesões e outros problemas, podem acontecer dois casos principais:
- a sua dor persistir porque o produto é inadequado;
- o problema se agravar devido ao uso incorreto de um determinado produto e virar um caso cirúrgico (quando não deveria ser).
Considerando que muitas pessoas sofrem com dores nos joelhos e nas pernas, uma excelente alternativa é investir no imobilizador de joelho. Eles ajudam na recuperação das lesões, proporcionando bem-estar ao paciente e fazendo com que ele possa retomar as suas atividades rotineiras com mais rapidez. Para isso, é fundamental ter o acompanhamento de um médico para indicar o melhor tratamento e ajudar a escolher o melhor produto para o seu caso.
Neste post, você conferiu informações importantes para conhecer melhor o imobilizador de joelho. O que você achou dos modelos descritos no post? Ficou interessado? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas soluções!
Este conteúdo foi desenvolvido em parceria com o Doutor Marcos Cardoso (Ortopedista do HCor de São Paulo). Telefone: (11) 98295.9241.