Sentir dor nas costas ao dirigir é algo que muita gente enfrenta, seja em deslocamentos mais curtos, como no trajeto para o trabalho e supermercado, ou em viagens mais longas, onde as dores podem trazer diversos transtornos para o motorista.
+ Dor nas costas na hora de dormir: veja o que você pode fazer
As causas da dor nas costas ao dirigir são variadas, indo desde a má postura até problemas musculares ou articulares preexistentes.
Embora a dor possa ser passageira em alguns casos, a tensão muscular causada pela postura inadequada ao dirigir pode se tornar um problema mais sério, levando a condições como hérnia de disco, artrite e escoliose.
Já os sintomas como dor intensa nas costas, pescoço e ombros, formigamento e fadiga muscular ao dirigir indicam que o motorista está adotando uma postura incorreta enquanto permanece sentado ao volante.
Com isso, as dores nas costas podem desviar a atenção do motorista, comprometendo a segurança de todos os passageiros e até mesmo aumentando o risco de acidentes. Além disso, a fadiga e o desconforto tornam a viagem mais cansativa e estressante.
Para corrigir a postura e amenizar as dores nas costas ao dirigir, separamos algumas dicas que todo motorista deve aprender e colocar em prática para tornar as viagens mais confortáveis e seguras — confira a seguir:
Adote a postura adequada ao volante
A postura correta ao dirigir é fundamental para prevenir dores nas costas. Certifique-se de que o banco do carro esteja ajustado de forma que seus joelhos fiquem um pouco mais altos que os quadris e seus braços levemente dobrados ao segurar o volante.
Mantenha as costas sempre retas e apoiadas no encosto do banco, evitando curvar-se para frente. Se necessário, use um encosto lombar como uma almofada em gel para apoiar a região inferior das costas.
Certifique-se de que o encosto do banco esteja ajustado na altura correta para proporcionar um apoio confortável à cabeça, ajudando a prevenir a tensão muscular no pescoço e nos ombros.
+ Saiba quais os perigos da má postura e como melhorá-la
Alongue-se
Alongar-se com frequência, principalmente antes de dirigir e durante pausas em viagens longas, é uma das maneiras mais eficientes de prevenir a tensão muscular e a dor nas costas.
Sendo assim, faça esses alongamentos na próxima viagem — e também no dia a dia, logo ao acordar ou antes de dormir:
- Alongamento do pescoço: vire a cabeça lentamente para os lados, para frente e para trás.
- Alongamento dos ombros: gire os ombros para frente e para trás.
- Alongamento das costas: sente-se com as pernas estendidas e incline-se para frente, tocando os dedos dos pés.
- Alongamento dos isquiotibiais: sente-se com as pernas estendidas e incline-se para frente, tocando os dedos dos pés novamente.
Faça pausas em viagens mais longas
Se estiver fazendo uma viagem longa de carro, é importante fazer pausas regulares para esticar as pernas e relaxar os músculos das costas.
Pare a cada duas horas ou a cada 150/200 quilômetros para fazer uma breve caminhada e alongar-se. Esse hábito irá ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular, prevenindo dores nas costas enquanto dirige.
+ Dor na lombar: quais são as causas, sintomas e tratamentos?
Mantenha-se ativo
Além do alongamento frequente, é importante manter-se ativo para fortalecer os músculos das costas e prevenir dores. A musculação, por exemplo, pode ajudar a fortalecer os músculos das costas e melhorar a postura. Outras atividades físicas que fortalecem as costas incluem natação, pilates e yoga.
+ Você conhece os sete tipos de coletes ortopédicos para coluna?
SalvaPé: qualidade e tecnologia em produtos ortopédicos
Unindo pioneirismo e tradição desde 1938, a SalvaPé lidera o mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ O que é hérnia de disco: entenda os sintomas e tratamentos
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação ortopédica.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Confira tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e veja onde encontrar: acesse nosso site e saiba mais!