A ergonomia é importante no ambiente de trabalho? Descubra!

postado em: Estilo de Vida | 0

Vamos analisar uma situação: normalmente as pessoas passam muito mais tempo no emprego do que na própria casa, certo? Se a sua empresa quer melhorar a produtividade da equipe, precisa investir na ergonomia no trabalho. Você sabe o que é ou já ouviu falar nesse conceito?

Ergonomia vem do grego ergon (trabalho) e nomos (leis ou normas). Essa é, portanto, a ciência que estuda as condições de trabalho. Assim, ela ajuda a melhorar a qualidade de vida e também o desempenho dos colaboradores de uma empresa.

Vamos aprender mais sobre o assunto e conferir quais são os principais benefícios de investir nessa temática? Continue a leitura!

Entenda o que é ergonomia no trabalho

Primeiramente, precisamos compreender o que é ergonomia: é o estudo científico que pesquisa as relações entre máquina e homem, como uma forma de garantir que ambos se relacionem com segurança e eficiência.

A ergonomia estuda, desenvolve e aplica regras com o objetivo de tornar o trabalho mais organizado, eficiente e seguro.

Isso não é uma tarefa simples, afinal, é preciso conhecer o perfil do trabalhador, entender bem sobre as atividades exercidas e os riscos ergonômicos — tanto com relação à sua saúde física quanto mental — sobre todo o meio em que se vive e se está exposto diariamente.

Investir nesse conceito é mais do que uma atitude nobre e inteligente por parte de uma empresa: é lei! O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as entidades trabalhistas (associações e sindicatos) desenvolveram a Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17).

A norma determina que a ergonomia é exigida por lei como uma medida protetiva para promover a qualidade de vida, a saúde e a segurança no trabalho em qualquer tipo de empresa.

Confira quais são os benefícios da ergonomia no trabalho

Como vimos, a ergonomia ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ao promover mais saúde no ambiente de trabalho, consequentemente ela ajuda o colaborador a ter mais disposição em casa. Veja quais são os principais benefícios da ergonomia no trabalho!

Evita lesões no ambiente de trabalho

A ergonomia previne diversas doenças ocupacionais, melhora a postura e atua na prevenção de lesões. Quando um colaborador que trabalha na frente do computador diariamente sente muita dor nas costas, é preciso ajustá-lo na altura correta, posicionando suas pernas e seus braços corretamente. Isso evita uma lesão e melhora a qualidade de vida do profissional.

Dessa maneira, doenças como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e Lesões por Esforço Repetitivo (LER) — como a tendinite — são evitadas. Além disso, a ergonomia no trabalho ajuda a reduzir o sedentarismo e a melhorar o condicionamento físico dos trabalhadores.

Aumenta a produtividade

Quando a empresa proporciona ao seu funcionário as condições adequadas para o trabalho, consequentemente a produtividade aumenta. O mais interessante é que em grande parte dos casos, ações simples já fazem uma enorme diferença.

Veja algumas atitudes que podem proporcionar um desempenho melhor e aumentar o grau de comprometimento por parte dos colaboradores:

  • melhorar a iluminação;
  • trocar as cadeiras;
  • ajustar a posição das mesas;
  • fazer pausas;
  • incentivar a ida para o trabalho de bicicleta em vez de carro;
  • fornecer sempre os melhores Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • investir em 10 minutos de ginástica laboral ao início do dia;
  • respeitar a carga horária.

Reduz o estresse

Quando a empresa oferece exercícios físicos diversos, pausas e condições mais adequadas de trabalho para a rotina dos colaboradores, os ajuda a amenizar o cansaço e a relaxar. Consequentemente, isso reduz o estresse e a fadiga.

Ao proporcionar essas atividades, o negócio põe os funcionários em movimento, alongando a sua musculatura, as articulações e os tendões. Dessa forma, gera mais flexibilidade ao seu organismo, tornando o colaborador muito mais resistente.

Reduz o absenteísmo

As faltas, os atrasos e os afastamentos do emprego são muito maléficos para qualquer empresa, afinal, prejudicam o fluxo de trabalho. Ao investir na ergonomia no trabalho, os índices de absenteísmo caem consideravelmente.

Isso acontece porque, quando a empresa zela pela saúde dos seus colaboradores, faz com que os acidentes no trabalho sejam reduzidos. Da mesma maneira, os colaboradores não precisam se afastar devido ao esgotamento emocional ou físico criado no ambiente organizacional.

Também não podemos ignorar que quando o colaborador não vai trabalhar e apresenta um atestado médico, os custos para a empresa se tornam grandes — e isso influencia diretamente no orçamento destinado aos outros recursos, como treinamentos, marketing, eventos, vendas etc.

Promove a satisfação dos clientes

Quando os colaboradores estão bem, dispostos e motivados, atendem melhor o cliente. Assim, os consumidores são fidelizados com facilidade porque tiveram uma ótima experiência de compra e se tornam promotores do seu negócio.

Saiba que a ergonomia no trabalho também influencia na satisfação dos clientes, afinal, quando ele chega na empresa e encontra um clima alegre, saudável e aconchegante, certamente se sente bem naquele local.

Ao notar que os colaboradores estão cansados, entediados e com má vontade, o cliente cria uma imagem negativa da sua empresa, e as chances dele buscar o que precisa na concorrência são muito grandes.

Promove a valorização profissional

Ao proporcionar boas condições de trabalho aos funcionários, eles sentem que estão em um ambiente seguro para exercer as suas funções diárias. Da mesma maneira, notam que a organização se preocupa em oferecer soluções interessantes para a sua rotina.

Isso desperta um sentimento de reconhecimento em relação ao valor do trabalhador. Assim, faz com que os funcionários tenham motivação para crescer pessoal e profissionalmente.

A ergonomia também serve como uma forma de valorização profissional, é capaz de reter os melhores talentos na empresa e fazer com que ela se destaque da concorrência.

Entenda como a ergonomia no trabalho pode ser um recurso de prevenção

Considerando que diversas doenças podem ser desenvolvidas no ambiente organizacional, é fundamental que a empresa se preocupe em oferecer boas condições ao seu colaborador.

A ergonomia também é um excelente recurso de prevenção de doenças e promoção da saúde. Quando a empresa não investe nesse recurso, prejudica o condicionamento e as habilidades do seu colaborador.

A ergonomia no trabalho é um assunto muito sério! Todas as empresas devem se preocupar com esse assunto, criando condições de trabalho adequadas para promover a qualidade de vida e a saúde de todos os seus funcionários.

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre a ergonomia no trabalho. Gostou do assunto? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar outras dicas! Estamos presentes no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *