Quem trabalha em frente ao computador por muitas horas diariamente sabe da importância de manter uma postura correta durante as atividades profissionais.
Afinal, quem nunca sentiu algum tipo de dor nas costas, pescoço ou punhos por causa de uma mesa inadequada, cadeira desconfortável ou outros fatores?
Neste artigo, vamos falar sobre a importância de manter uma postura correta no trabalho, listando dicas práticas e simples para você seguir no escritório ou no home office e preservar a saúde das suas costas e articulações. Entenda melhor:
+ Dor na lombar: quais são as causas, sintomas e tratamentos?
Como a má postura no trabalho afeta o corpo?
Trabalhar com uma postura ruim por muitas horas pode prejudicar o corpo e afetar o bem-estar dos profissionais de diversas formas.
A começar pela pressão exercida sobre a coluna vertebral, o que provoca dores nas costas e, ao longo do tempo, podem evoluir para problemas crônicos, como hérnias de disco e outras condições relacionadas.
Inclinar-se para frente ou olhar para baixo por longos períodos cria uma tensão significativa no pescoço e nos ombros, contribuindo para desconforto e rigidez.
As posições inadequadas de mãos e punhos durante o uso do teclado e mouse também aumentam o risco de desenvolver condições como tendinite, síndrome do túnel do carpo, entre outros.
Até mesmo a visão pode ser afetada, já que a altura inadequada do monitor é um fator que resulta em problemas como fadiga ocular, dores de cabeça e visão embaçada.
Por isso, preste atenção nas dicas a seguir e comece a melhorar hoje mesmo sua postura no trabalho:
+ Saiba quais os perigos da má postura e como melhorá-la
Melhore sua postura com dicas práticas
Costas sempre apoiadas
Uma dica fundamental para evitar dores nas costas no trabalho é manter a região lombar sempre apoiada, ajustando a cadeira para fornecer o suporte necessário e evitar o tensionamento na área.
Ajuste a altura do monitor
Para garantir um posicionamento correto do pescoço e também para evitar problemas relacionados à visão, o ideal é manter o monitor diretamente em sua frente, com a distância aproximada de um braço e com a parte superior da tela no nível dos olhos.
+ Dor no punho: entenda as causas e como tratar
Atenção ao mouse e teclado
Em uma postura considerada ergonômica, o teclado deve ficar entre 10 a 15 centímetros do começo da mesa. Dessa maneira, o punho e as mãos terão o descanso adequado entre as digitações, ajudando a prevenir problemas como a tendinite.
O mouse, por sua vez, deve ficar mais próximo às mãos. Além disso, utilizar mousepads com almofadas para o punho ajuda a manter o braço na posição correta.
Outro fator importante é a posição da altura da cadeira em relação ao mouse e teclado, já que o cotovelo e o antebraço devem formar um L na articulação, evitando possíveis lesões por esforço repetitivo.
Não cruze as pernas
Apesar de parecer inofensivo, o hábito de manter as pernas cruzadas pode interferir na postura correta durante o trabalho em frente ao computador.
O indicado é manter os dois pés no chão, utilizando um apoio (que é fundamental para pessoas com baixa estatura) para descansá-los de vez em quando.
Faça pausas regulares
Permanecer sentado por horas a fio, mesmo com uma postura correta, pode se tornar cada vez mais prejudicial para a saúde de nossas articulações e coluna vertebral, entre outros aspectos.
Por isso, o ideal é fazer pausas, levantar da cadeira e andar um pouco pelo escritório ou casa. Não precisa ser muito: uma pausa de cinco minutinhos a cada uma hora já ajuda a evitar dores posturais e até mesmo aliviar o estresse e tensão da rotina profissional.
+ Como corrigir a postura corretamente? Cinco dicas imperdíveis!
SalvaPé: qualidade que você merece!
Unindo pioneirismo e tradição desde 1938, a SalvaPé lidera o mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ Você sabe os sete tipos de coletes ortopédicos para coluna?
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Confira tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e veja onde encontrar: acesse nosso site e saiba mais!