Como Corrigir a Postura Corretamente? 5 Dicas Imperdíveis!

postado em: Saúde | 0

Quando o assunto é bem-estar e vida saudável, sempre falamos em ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Mas você já parou para pensar em como a sua postura interfere na saúde? Repare: como você está sentado agora? Provavelmente, com as costas um pouco curvadas e a cabeça baixa para enxergar o celular. Mau sinal — isso indica que você precisa aprender como corrigir a postura.

Cuidar da posição em que você mantém sua cabeça, pescoço, ombros e coluna é muito importante para evitar que a musculatura e os ossos da região sejam sobrecarregados. Caso contrário, isso pode resultar em dores e, com o tempo, desencadear doenças sérias, como hérnia de disco. Também pode gerar alterações irreversíveis, por exemplo, a hipercifose, mais conhecida como corcunda.

Sabendo que muitas pessoas não têm consciência da própria postura corporal, fizemos este post com 5 dicas para que você descubra como proteger o seu corpo de problemas posturais. Confira!

1. Pratique Exercícios Regularmente

Fazer atividades físicas regularmente é essencial para fortalecer a musculatura, especialmente das costas e do abdômen, que ajudam a manter a coluna estável e de acordo com as suas curvaturas naturais.

Por isso, não deixe de investir em alongamentos e musculação. Se você treina em casa, confira bons exemplos de exercícios que você pode colocar na sua rotina de atividades:

  • ombros: segure uma vassoura na horizontal, em frente ao seu corpo, com as duas mãos e os braços separados e esticados, mas relaxados. Levante-os até chegar ao topo da cabeça e retorne, em um movimento lento e suave. Repita o exercício 10 vezes;
  • coluna: em pé e com as pernas bem separadas, gire o pé direito para o lado, em um ângulo de 90°, mantendo o esquerdo virado para frente. Estique os braços, flexione o joelho direito e incline o corpo para esse lado, como se fosse tocar algo distante. Fique nessa posição por alguns segundos e, em seguida, repita com o lado esquerdo;
  • abdômen e coluna: em posição de quatro apoios, tente aproximar sua barriga do chão enquanto inspira e eleva a cabeça. Ao expirar, curve a coluna para cima, como se fosse um gato, e abaixe a cabeça. Repita o movimento mais 15 vezes, de forma lenta.

2. Durma de Lado

Só quem já acordou depois de uma longa noite de sono e sentiu aquela dorzinha no corpo sabe a importância de manter a postura correta enquanto está dormindo.

Mas como corrigir a postura durante o sono? O certo é começar mudando a posição que você deita na cama. Por isso, deite-se de lado, com um travesseiro confortável para a cabeça e outro entre as pernas, que devem estar levemente dobradas. Essa é a melhor posição para garantir que a sua postura ficará alinhada.

Outra opção é dormir com a barriga para cima. Nesse caso, posicione um travesseiro embaixo dos joelhos e compre um modelo um pouco mais baixo para a cabeça. Assim, o seu corpo estará bem posicionado.

A única restrição é quanto a dormir de bruços: essa posição é muito prejudicial para a coluna. Caso não consiga pegar no sono em outra posição, retire o travesseiro da cabeça e o coloque embaixo da barriga — assim, você preservará a sua lombar.

3. Desenvolva a sua Consciência Corporal

Se você tem dificuldades em perceber o próprio corpo, o que acaba prejudicando a sua postura, é importante investir em práticas que estimulam o desenvolvimento da consciência corporal.

Entre elas estão o yoga, o pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), que, além de prevenirem as alterações na postura, ajudam a recuperar os desvios que já estão instalados.

Com a prática dessas atividades, você vai ficar com uma postura mais correta, desenvolverá maior flexibilidade e equilíbrio e precisará fazer menos força para realizar tarefas simples do dia a dia.

4. Consulte um Especialista

Se você já está sentindo dores nas costas, nos ombros ou no pescoço, isso significa que a sua postura já causou danos para sua saúde e que você precisa de um tratamento especializado.

Consulte um fisioterapeuta ou médico ortopedista assim que perceber os primeiros sintomas. Somente dessa forma é possível diagnosticar desvios na coluna, como a hipercifose, a hiperlordose e a escoliose. Essas condições exigem correção imediata para evitar complicações mais sérias, como dores de cabeça intensas, hérnias de disco e até comprometimento do nervo ciático.

Além disso, nem cogite a possibilidade de começar uma atividade física ou exercícios para correção da coluna por conta própria, sem a avaliação minuciosa do especialista. Essa análise é fundamental para definir quais são os desvios e os exercícios de fortalecimento mais indicados para cada pessoa, visto que todos apresentam particularidades e exigem um tratamento diferenciado.

Esse profissional também vai sugerir uma mudança no seu estilo de vida e o uso de equipamentos terapêuticos, como um colete ou cinta, para corrigir a postura e amenizar a dor.

5. Use órteses, coletes e cintas ortopédicas

É muito comum que, no dia a dia de trabalho ou em casa, as pessoas permaneçam em uma posição que é mais agradável para o momento, a qual não é a ideal. O problema disso é que, mantendo uma postura inadequada diariamente, problemas a longo prazo podem acontecer.

Por conta disso, o uso de corretores posturais é uma ótima estratégia para manter a postura alinhada. Esses acessórios atuam restringindo o movimento de partes da coluna, o que faz com que deformidades e curvas inapropriadas sejam prevenidas e reduzidas.

É preciso destacar, todavia, que o uso desses equipamentos deve ser associado com a prática de exercícios e a adoção de uma vida mais saudável, para que a correção da postura seja 100% eficiente.

Agora que você já descobriu como corrigir a postura, repense os seus hábitos e comece a aplicar essas dicas na sua rotina. Assim, você estará se prevenindo de problemas ainda mais sérios no futuro e que podem interferir na sua qualidade de vida de maneira definitiva.

E aí, gostou do nosso post? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que todos os seus amigos também aprendam a melhor maneira de corrigir a postura. Até a próxima!

Seguir Equipe Salvapé:

Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *