Condição médica bastante comum, a tendinite é caracterizada pela inflamação dos tendões, estruturas responsáveis por conectar os músculos aos ossos. Os quadros de tendinite podem resultar de vários fatores, incluindo movimentos repetitivos, lesões e também o processo de envelhecimento natural do corpo.
+ Quais são os principais tipos de talas de imobilização e como escolhê-las?
A tendinite ocorre quando os tendões, que normalmente transmitem a força dos músculos aos ossos, ficam inflamados. Essa inflamação pode causar dor, inchaço e dificuldade de movimento na área afetada, já que os tendões são essenciais para o funcionamento adequado das articulações.
Atividades repetitivas, como trabalhar no computador e escrever por longos períodos, assim como esportes que forçam intensamente as articulações, como tênis e corrida, são consideradas causas comuns de quadros de tendinite, condição que pode afetar diversas partes do corpo.
Principais tipos de tendinite
Tendinite no punho
Também chamada de Tendinite no Pulso, termo que apesar de popular, está incorreto, já que o Pulso se refere ao batimento cardíaco e não a uma parte do corpo. Pode ocorrer devido a atividades como escrever, digitar ou tocar instrumentos musicais, quando realizadas de maneira repetitiva e prolongada. Caracterizada pela famosa dor no punho ou dor no pulso, sintoma que também acompanha a Tenossinovite, a Síndrome do Túnel do Carpo, a Síndrome de De Quervain e outras patologias da articulação. O que dificulta o diagnóstico preciso e evidencia ainda mais a necessidade de acompanhamento profissional.
Tendinite no ombro
Também chamado de Síndrome de Impacto ou Tendinite do Manguito Rotador. Tipicamente desencadeada por impactos na região devido a práticas esportivas de contato, como lutas, ou movimentos excessivos, como arremessos repetitivos.
Tendinite no cotovelo
Conhecido como Cotovelo de Tenista ou Epicondilite Lateral. Está relacionada a atividades esportivas envolvendo raquetes e tacos, bem como ações repetitivas como digitação excessiva e trabalhos que demandam a extensão repetida e vigorosa do braço.
Tendinite do calcâneo
Acomete o tendão de aquiles, podendo ser chamada também de tendinite do tendão de aquiles. Pode ser originada por esforços intensos e contínuos, como correr em terrenos íngremes, praticar ballet, danças ou utilizar calçados inadequados. A dor no calcâneo sempre deve ser investigada para ter certeza que sua causa realmente se trata de uma tendinite e não da ruptura do tendão, que é uma patologia mais grave. Principalmente se a dor se manifesta após torção, acidente, pancada ou outra ocorrência traumática.
Tendinite no joelho
Aqui se incluem diversas patologias, como a Tendinite Patelar ou Joelho de Saltador, a Tendinite Quadriciptal e a Tendinite da Pata de Ganso. Geralmente são causadas por atividades que colocam grande pressão sobre o joelho, como corridas longas, mas também pode estar relacionada a impactos. É mais uma doença que precisa de investigação detalhada, tanto para definir qual o tipo de tendinite que está causando os sintomas quanto para descartar outras patologias, como a Condromalácia Patelar, a Síndrome de Osgood Schlatter e a Artrite ou Artrose do joelho.
+ Você sabe quando procurar um ortopedista? Descubra aqui!
Sintomas da tendinite
Entre os sintomas mais comuns da tendinite, está a dor localizada nos tendões, que pode variar de leve a intensa, dependendo da gravidade da inflamação e da área afetada.
Outros sintomas corriqueiros são o inchaço e sensibilidade local, devido à resposta inflamatória do corpo, além da limitação de movimento, já que a tendinite costuma causar dificuldade para mover a articulação e, com isso, interferir nas atividades diárias.
O diagnóstico é feito pelo clínico geral ou ortopedista, levando em consideração, além dos sintomas, as atividades e tarefas realizadas na rotina do paciente, que podem estar relacionadas com o início da dor e rigidez das articulações.
+ Quais as principais causas da dor no cotovelo? descubra!
Tratamento
O tratamento da tendinite envolve medidas como repouso e gelo, o que ajuda a reduzir a inflamação local. O uso de anti-inflamatórios também pode ser prescrito pelo médico, com o objetivo de aliviar as dores e o incômodo na região.
Sessões de fisioterapia também podem fazer parte do tratamento, já que exercícios específicos ajudam a fortalecer os músculos ao redor da articulação afetada, melhorando a amplitude de movimento.
Por fim, o uso de órteses e suportes como as talas também costuma ser indicado, permitindo uma recuperação mais rápida ao aliviar a pressão sobre os tendões inflamados.
Dicas para prevenir a tendinite
- Mantenha postura correta no trabalho e durante atividades diárias;
- Realize alongamentos regularmente para melhorar a flexibilidade;
- Aqueça adequadamente antes de atividades físicas;
- Integre exercícios de fortalecimento muscular;
- Adote técnicas ergonômicas para reduzir o estresse nos tendões;
- Permita períodos de descanso entre atividades repetitivas;
- Evite movimentos excessivos ou impactos bruscos;
- Utilize equipamentos adequados, como calçados e acessórios esportivos;
- Esteja atento aos sinais precoces de desconforto e consulte um profissional de saúde se necessário.
+ Confira cinco dicas de como proteger suas articulações!
Escolha SalvaPé, sinônimo de qualidade e tecnologia
Unindo pioneirismo e tradição desde 1938, a SalvaPé lidera o mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ Trabalhar em pé pode prejudicar a minha saúde?
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação. São diversos itens de altíssima qualidade para adultos, idosos e crianças, atendendo a todas as necessidades ortopédicas.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Confira tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e veja onde encontrar: acesse nosso site e saiba mais!