A mobilidade no ambiente doméstico é um fator crucial para manter autonomia e qualidade de vida de pessoas idosas, sendo necessária a adoção de medidas e adaptações para promover um ambiente mais seguro para os idosos.
Antes de tudo, é necessário avaliar corretamente as necessidades específicas do idoso em relação à mobilidade, o que inclui identificar possíveis dificuldades de locomoção como problemas de equilíbrio, fraqueza muscular ou limitações físicas decorrentes de doenças crônicas.
+ Dor nas costas na hora de dormir: veja o que você pode fazer
A partir destes critérios, é possível realizar adaptações no ambiente doméstico, que se tornam primordiais na prevenção de quedas e outros acidentes relacionados à mobilidade.
Veja a seguir as principais mudanças que devem ser feitas na residência para favorecer a segurança dos idosos:
Instalar corrimãos
Escadas e rampas podem ser um grande entrave para a mobilidade doméstica de idosos, devido a fatores como dificuldades na visão, desequilíbrio e fraqueza muscular, entre outros.
Por isso, o recomendado é que idosos optem por casas térreas, que eliminam os riscos associados às escadas e degraus.
Porém, nem sempre isso é possível: nestes casos, o ideal é realizar a instalação de corrimãos em todas as escadas, degraus e rampas da residência, o que contribui para a prevenção de quedas e escorregões — situações que oferecem risco de fraturas gravíssimas para idosos.
Evitar tapetes soltos
Outro fator de risco para quedas e acidentes no ambiente doméstico são os tapetes, que podem se tornam verdadeiras armadilhas quando estão soltos, mal fixados ou até mesmo colocados em locais de circulação.
O recomendado é evitar tapetes soltos em casas onde residem idosos; se necessário, fixe-os corretamente utilizando velcro ou fitas adesivas para evitar tropeções e quedas.
+ Veja como ter um envelhecimento saudável com 5 dicas
Proteger quinas
Quinas afiadas de móveis ou objetos pontiagudos representam perigos potenciais para idosos no ambiente doméstico, podendo causar lesões e ferimentos graves em caso de quedas.
Felizmente, existem boas opções de protetores para quinas em lojas especializadas, que são feitos de materiais como silicone e garantem proteção adicional para os moradores.
Manter a iluminação adequada
Locais escuros e mal iluminados oferecem diversos riscos para os idosos, principalmente durante a noite ou em áreas da casa que não recebem iluminação natural, como corredores e cômodos sem janelas.
Sendo assim, é primordial se manter atento à iluminação de toda a residência, optando por lâmpadas de qualidade (de preferência as de LED) e também utilizando lâmpadas noturnas em áreas de passagem frequente, como corredores, quartos e banheiros.
+ Dor na lombar: quais são as causas, sintomas e tratamentos?
Optar por pisos antideslizantes
Superfícies escorregadias também aumentam o risco de escorregões e quedas, o que contribui negativamente com a segurança e autonomia dos idosos no ambiente doméstico.
Pisos frios, como cerâmica e porcelanato, possuem superfícies naturalmente mais escorregadias, e se tornam ainda mais perigosos quando molhados.
Em áreas da casa onde a umidade está presente, como cozinha e banheiro, é fundamental optar por pisos antideslizantes, que irão reforçar a segurança contra quedas e outros acidentes.
Reforçar a segurança do banheiro
Além de contar com pisos antideslizantes, existem outras medidas que devem ser feitas no banheiro, um dos locais que mais oferecem risco para os idosos, especialmente na hora do banho.
Entre as medidas, estão: instalação de corrimãos ao lado do vaso sanitário e no box do chuveiro; utilizar tapetes emborrachados e com fixadores para melhor estabilidade no banho; orientar ao idoso o uso imprescindível de chinelo de dedo durante o banho.
+ Entenda o que é a osteoporose e quais os riscos dela para a coluna
SalvaPé: qualidade e tecnologia em produtos ortopédicos
Unindo pioneirismo e tradição desde 1938, a SalvaPé lidera o mercado ortopédico brasileiro, oferecendo centenas de produtos, entre nacionais e importados, divididos em diversas linhas devidamente registradas nos órgãos competentes.
+ O que é hérnia de disco: entenda os sintomas e tratamentos
A SalvaPé é fabricante, importadora e distribuidora de uma extensa linha de produtos para prevenção, tratamento e reabilitação.
Abrangendo o mercado hospitalar, cirúrgico e ortopédico, atendemos atualmente milhares de ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e, claro, pacientes de todo o Brasil.
Confira tudo sobre a linha completa de produtos ortopédicos da SalvaPé e veja onde encontrar: acesse nosso site e saiba mais!