4 exercícios para dor nas costas que você precisa conhecer

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Você costuma ter desconfortos na região lombar? A prevenção dessas e demais dores é importante para todas as pessoas, em especial, para aquelas que trabalham diariamente sentadas ou em pé (na mesma posição). Por isso, conhecer quais são os principais exercícios para aliviar a dor nas costas é fundamental para melhorar a qualidade de vida.

Isso acontece porque os exercícios são uma maneira poderosa para diminuir o risco de desconfortos lombares. Afinal, ficar sentado esperando a dor passar, não é uma atitude eficaz, não é mesmo?

Por isso, preparamos este post para você! Confira agora mesmo 4 exercícios para prevenir e tratar as dores nas costas. Vamos lá?

1. Alongamentos

Os alongamentos são exercícios muito importantes para prevenir as lesões. Além disso, eles são fundamentais, tanto antes quanto depois, para a realização de qualquer outra atividade física, como corrida, caminhada, musculação, natação, pilates etc.

Como fazer: em pé, junte as suas pernas e dobre o corpo para frente, mantendo as pernas esticadas. Permaneça por trinta segundos nessa posição. Isso permite uma maior flexibilidade dos músculos, promovendo o estiramento das fibras musculares.

2. Perdigueiro no solo

O perdigueiro no solo é um exercício para fortalecer os músculos, promovendo mais resistência do organismo.

Como fazer: fique com os joelhos e as palmas das mãos no chão. Erga a mão direita no mesmo instante em que estende a perna esquerda, fazendo com que eles fiquem paralelos ao chão. Permaneça nessa posição por trinta segundos e depois troque o lado.

3. Ponte ventral

A ponte ventral é um exercício para melhorar o condicionamento físico e fortalecer os músculos. Além disso, ao fortalecer o abdômen você evita que a região da coluna faça uma curvatura e fique acentuada, evitando problemas nessa parte do corpo.

Como fazer: fique na posição de quatro apoios, colocando os antebraços no chão. Eleve o quadril e os joelhos mantendo uma posição de isometria, contraindo os glúteos e também o abdômen. Realize três séries de 20 segundos em isometria.

4. Extensão lombar no solo

A extensão lombar é um excelente exercício para melhorar as dores nas costas, porque trabalha com toda essa região promovendo o fortalecimento dos músculos.

Como fazer: fique na posição de decúbito ventral, com os braços estendidos na parte superior da cabeça. As pernas também precisam estar estendidas para que você possa realizar um leve movimento de extensão lombar. Para isso, eleve as pernas e braços do solo, fazendo três séries de 10 movimentos.

A dor nas costas é um problema muito comum da população. Normalmente, ela é causada porque as pessoas passam muito tempo sentadas ou em pé, sendo impossível ficar com a coluna reta em tempo integral.

Desse modo, conhecer os principais exercícios para dor nas costas é uma maneira eficiente para prevenir e até mesmo acabar com esses desconfortos. Além disso, para melhorar a qualidade de vida, é interessante também investir em atividades físicas regulares e uma dieta saudável.

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