O que é Joanete?

O que é Joanete: Entenda sua Influência na Prática de Exercícios

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Afinal, o que é joanete e de que forma esse problema pode afetar a prática de exercícios? Essas são informações importantes para toda pessoa que gosta de treinar, porque ambos fatores se influenciam de forma direta.

O joanete pode ser agravado em função da prática de certas atividades, mas existem alguns exercícios que contribuem para o tratamento dessa condição. Ao mesmo tempo, o problema pode dificultar ou impossibilitar os movimentos por causa dos desconfortos que provoca.

Sendo assim, é essencial saber quais são as medidas que devem ser adotadas para que você possa se exercitar sem sentir dores nem prejudicar a articulação. Continue lendo para entender de que maneira o joanete influencia nos treinos e o que fazer para conviver com ele de uma forma saudável.

O que é Joanete?

Ao pesquisar “o que é joanete” você verá que existem dois tipos diferentes desse problema. Um deles afeta o primeiro dedo, popularmente conhecido como dedão, nesse caso é chamado de Hallux Valgus ou Hálux Valgo. O outro afeta o quinto dedo, que seria o dedo mínimo ou mindinho. Esse é o Joanete de Sastre ou Bunionette, popularmente chamado de Joanete de Alfaiate.

Ambos se caracterizam como uma deformação óssea que causa uma proeminência na lateral do pé, ou seja, o osso fica saltado. Essa é uma condição muito comum que pode causar mais ou menos desconforto, dependendo da sua gravidade.

Quem tem joanete sente essa proeminência óssea dolorida, mas a dor pode se estender para os demais dedos, pois existe a tendência de jogar o peso do corpo ali para evitar o desconforto no local afetado. Assim, a pessoa sente dificuldade para caminhar e usar alguns tipos de calçados.

Como o Joanete se Forma?

Existem algumas condições que podem contribuir para a manifestação dessa deformação, como doenças metabólicas, autoimunes, alterações neurológicas, distúrbios neuromusculares, traumas e dismetrias de membros.

Mas você encontrará algumas informações que dizem que calçados apertados são os causadores dessa deformidade. Essa informação não é totalmente verdadeira, porque, nesse caso, a proeminência se manifesta quando a pessoa tem tendência genética para isso.

Quando o indivíduo é suscetível para o desenvolvimento de joanete, fatores externos, como o uso de calçados apertados ou com bico muito fino, favorecem a deformação. Assim, os pés que ficam sob essas condições deformam apenas se a genética da pessoa oferecer condições para isso.

Quem não tem tendência para desenvolver o joanete não terá esse problema por causa dos calçados. Mas outras doenças dos pés se manifestam em função de sapatos inadequados, portanto, de uma forma ou de outra, seu uso não é uma prática saudável.

É importante saber que a tendência dessa deformação é se agravar, por isso é preciso evitar aquilo que contribui com a sua evolução. Nesse caso, seria o uso dos calçados apertados e tudo aquilo que possa conduzir a uma função anormal do pé.

Como o Joanete Influencia a Prática de Exercícios?

Os pés são estruturas essenciais para a correta prática de exercícios físicos. Afinal, são eles que possibilitam o equilíbrio, suportam a carga do corpo e distribuem a pressão no solo. Portanto, o joanete influencia diretamente essas atividades.

Uma pessoa que tem essa deformação precisa dar atenção a diversos fatores para que não sinta dores ou desconfortos enquanto estiver treinando e, ao mesmo tempo, não haja o agravamento da proeminência. Listamos a seguir algumas questões que mostram de que forma o joanete influencia a prática dos exercícios. Confira!

Na escolha do calçado

Como dito, o indivíduo que tem tendência para desenvolver o joanete precisa escolher calçados mais confortáveis. É essencial evitar que os pés fiquem apertados — permitindo o correto posicionamento das articulações — e preferir materiais que minimizem o atrito com o osso, para que também não haja sobrecarga no local afetado.

Na atenção com a postura e a pisada

Distribuir corretamente o peso do corpo ao caminhar ou correr também é muito importante para evitar a sobrecarga nas articulações. Então, é preciso ter atenção com a postura e conhecer seu tipo de pisada. Existem calçados que ajudam a corrigir o modo como pisamos quando existe algum desvio.

No uso de acessórios para minimizar o desconforto

Uma forma de proteger o pé que tem joanete é usando acessórios como palmilhas e protetores. Eles trazem mais conforto durante a prática de exercícios porque reduzem o atrito, minimizando a sobrecarga nas articulações durante os movimentos e ao caminhar ou correr. Mas prefira produtos de boas marcas para ter certeza da eficácia e da qualidade do material.

No acompanhamento com um ortopedista

O acompanhamento com um ortopedista para entender ao certo o que é joanete e de que maneira ele influencia nos movimentos também é muito importante para quem tem tendência para esse problema. O profissional indicará tratamentos e medidas que minimizarão os desconfortos e evitarão o agravamento da condição.

Na escolha da atividade ideal

O joanete influencia na prática de exercícios físicos também no que se refere à escolha. Afinal, quem tem tendência para essa deformidade precisa pensar com mais cautela sobre a atividade que praticará, já que algumas podem agravar a proeminência. Já exercícios como hidroginástica e Pilates, contribuem para seu tratamento.

No descanso e cuidado no pós-treino

Outra influência do joanete na prática de exercícios físicos está no pós-treino. A pessoa precisará dar uma atenção especial para os seus pés a fim de promover um melhor descanso das articulações. Algumas ações válidas são:

  • massagens;
  • uso de corretores;
  • aplicação de gelo;
  • exercícios locais.

Essa última dica é para quem tem Hallux Valgus. Basta sentar-se com as pernas esticadas e colocar um elástico em volta de ambos os dedões, prendendo-os juntos e fazendo esforço para esticar o material a fim de alongar a articulação. Essa é uma terapia natural que minimiza os incômodos e, em alguns casos, pode reduzir a proeminência.

Ou, para um tratamento não invasivo mais eficiente e confortável, você pode utilizar a órtese Augusta Hálux Valgo, da SalvaPé. Utilize-a durante o sono ou em períodos de repouso para realizar a tração do dedão e reduzir as dores e incômodos causados por casos leves e moderados de joanete. Mas lembre-se sempre de consultar seu ortopedista antes de utilizar quaisquer produtos ortopédicos.

Agora você já sabe o que é joanete e como ele influencia na prática de exercícios e atividades físicas. Mas lembre-se de que esse é apenas um dos cuidados que você deve tomar, afinal, também é fundamental prevenir lesões em outras articulações, como nos tornozelos e joelhos, usando protetores e órteses, por exemplo.

Além do uso desses equipamentos, os exercícios de aquecimento no pré-treino são essenciais para prevenir lesões. Leia o nosso artigo e veja de que forma eles contribuem nesse sentido!

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Fundada em 1938, a SalvaPé foi pioneira no mercado de produtos ortopédicos no Brasil. São mais de 80 anos trabalhando em parceria com os melhores profissionais da saúde do país para oferecer produtos com foco em inovação e qualidade. SalvaPé, desde 1938, Produtos Ortopédicos da Cabeça aos Pés.

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